Para que serve a glândula de Skene?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

As glândulas de Skene, também conhecidos como glândulas uretrais, são encontradas nas mulheres e correspondem à próstata dos homens. São glândulas tubulares situadas na parte superior da vagina e adjacentes à uretra. Drenam as suas secreções para a uretra e para o meato urinário.

As glândulas vestibulares maiores (de Bartholin) são encontradas de cada lado do vestíbulo. Elas são homólogas às glândulas bulbouretrais no sexo masculino e servem para lubrificar a vulva durante a relação sexual. As glândulas vestibulares menores estão localizadas entre os orifícios uretral e vaginal.

Os pequenos quistos indolores da glândula de Bartholin poderão ser tratados, em casa, apenas com banhos de assento com água quente ou com a aplicação local de compressas quentes porque promovem a desobstrução e drenagem da glândula.

A glândula de Skene é responsável por produzir e liberar um líquido incolor ou esbranquiçado e viscoso pela uretra durante o contato íntimo quando as glândulas são estimuladas, resultando na ejaculação feminina.

As glândulas de Skene estão localizadas no vestíbulo da vulva, ao redor da extremidade inferior da uretra. Os dois ductos de Skene conduzem das glândulas de Skene ao vestíbulo vulvar, à esquerda e à direita da abertura uretral, de onde são estruturalmente capazes de secretar fluido.

Glândulas de Skene: estão localizadas na vulva, próximas à uretra. Assim como as glândulas de Bartholin, são responsáveis pela lubrificação da genitália, principalmente mais próximo à uretra.

Os abscessos da glândula de Bartholin podem drenar (romper) espontaneamente ou são drenados cirurgicamente sob anestesia local ou geral. Aqueles que drenam espontaneamente têm chance maior de recorrer (voltar). Banhos de assento 48 horas após o procedimento ou mesmo antes, se o dreno cair, podem aliviar o desconforto.

A paciente deve se privar de ter relações sexuais por um período, usar antibióticos por via oral e, sobretudo, cuidar da higiene íntima e da cicatrização da região. As complicações são raras e, quando ocorrem, os principais sintomas são: dores localizadas, inchaço da vulva e hematoma local.

Esse procedimento é feito com uma simples incisão na lesão, realizada sob anestesia local. Após o pus ter sido todo drenado, o ginecologista implanta um pequeno cateter de borracha dentro do cisto, que serve para evitar que haja reacúmulo de pus. Esse cateter é retirado após 6 semanas.

O caroço na vagina é quase sempre resultado de uma inflamação das glândulas que ajudam a lubrificar o canal vaginal, as glândulas de Bartholin e de Skene. Geralmente não é um problema grave, pois a inflamação passa sozinha.

O pus deve sair sem ser apertado. Limpe-o com uma gaze. Em seguida aplique uma pomada antibiótica (como Betamina ou Bacitracina) três vezes ao dia até que desapareçam. Para prevenir a propagação, não toque os pontos brancos nem esfregue a pele.

Portanto, os cistos de Bartholin não são perigosos e, com o devido cuidado para evitar infecções, não precisam de tratamento, mas, se causarem incômodo e desconforto à paciente devido ao crescimento do cisto, parecendo um “carocinho na vulva”, podem ser drenados a partir de uma intervenção cirúrgica ou banhos de ...

(Cisto de Bartholin) Os cistos da glândula de Bartholin são bolsas repletas de muco, que podem se formar quando as glândulas localizadas perto da abertura da vagina estão bloqueadas. Os cistos normalmente são indolores, mas, se forem grandes, podem interferir em sentar-se, caminhar ou ter relações sexuais.

Além disso, a bartolinite também pode surgir associada a DTS´s, já que alguns microorganismos, como os que causam a gonorreia e a clamídia também podem ser responsáveis pela formação do abcesso característico da bartolinite.

Sintomas da bartolinite
Essa dor pode variar desde desconforto até uma dor insuportável, comum em casos em que a infecção é mais proeminente. “Nesse caso, a paciente não consegue andar ou sentar. Além disso, é possível notar um abaulamento na região, ou seja, aspecto inchado semelhante à uma bola.

Maus hábitos higiênicos e relação íntima desprotegida podem infectar a glândula de Bartholin, responsável pela lubrificação da vagina durante o ato sexual. A contaminação acontece devido à fricção e à presença de bactérias sexualmente transmissíveis. Aliadas, as duas condições podem obstruir a liberação de líquidos.

A causa da Bartolinite é a infecção do líquido que está dentro do cisto de Bartholin. Esse quadro ocorre devido a proliferação das bactérias, também sendo chamado de abscesso de glândula de Bartholin.

Tratamento da bartolinite
No processo inflamatório inicial da Bartolinite estão indicados antibióticos cujo uso se estende por 14 dias e que podem ser escolhidos entre Doxiciclina (100mg VO 12/12h), Ofloxacina (400mg VO 12/12h), Levofloxacina (500mg VO 12/12h) ou Metronidazol (400mg VO 12/12h).

Quanto aos pequenos lábios ficarem escuros, normalmente essa mudança de cor acontece por causa do atrito da região genital com absorventes ou roupa íntima. Ter pequenos lábios grandes é normal.