Para que serve a garrafada da Flor da Catingueira?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A garrafada serve para o tratamento do estômago, arrotos frequentes, azia, boca amarga, enjoos, peso na cabeça, pontadas e dores de cabeça, peito e ventre, tontura, desmaios, vertigens, sensação de calor, falta de ânimo, ataque de hemorroidas, etc.

As folhas, flores e cascas são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarréias e disenterias.

É indicado para má digestão, vias urinarias, reduz o colesterol, diabetes, má circulação, vermes, rins, figado,reumatismo,asma,cólica intestinal, prisão de ventre, anemia, inflamação no estômago e suores frios.

O decocto e o infuso preparados a partir da casca de barbatimão têm sido utilizados na medicina popular para o tratamento de distúrbios gastrointestinais, cicatrização de feridas, como anti-inflamatório, antimicrobiano e antioxidante.

Segundo Maia (2012), a folhas da Catingueira são bipinadas, com 5-11 folíolos alternos ou opostos, sésseis, obtusos, oblongos, coriáceos, bordo inteiro, levemente ondulado. As folhas, inicialmente rosadas, após se tornarem verdes, se esmagadas apresentam cheiro característico.

Uxi Amarelo: Originada da Amazônia brasileira, possui efeitos anti-inflamatório, antioxidante, diurético e estimulante imunológico. O pesquisador explicou que costuma se vender em forma de casca (retiradas de troncos de árvores).

Na medicina popular, o látex e as folhas são utilizados como antitumoral, antifúngico, antianêmico, vermífugo e no tratamento de gastrites e artrites. A infusão feita a partir da casca do caule tem sido usada para tratamento de tumores, furúnculos, edemas, artrites e ainda como vermífugo e laxativo.

Catingueira-verdadeira Poincianella pyramidalis [Tul.]

O chá é popularmente usado em Mato Grosso para o tratamento de doenças no fígado e diabetes. Uma pesquisa avaliou que o alto consumo do chá feito à base da planta 'Lixeira' pode causar danos à saúde.

Você já ouviu falar da embaúba e para que ela serve? imbaíba, sendo utilizada para combater a pressão alta, bronquite, tosse, feridas na pele, taquicardia, tuberculose, asma e coqueluche.

As folhas da planta são utilizadas no combate de dores musculares, além de forte cicatrizante. O chá dessa planta, auxilia no tratamento de vermes, reumatismo, regularização do ciclo menstrual, problema nos rins; taquicardia e epilepsia e no controle da asma.

A “Cura Tudo” é recomendada para quem sofre de gastrite, úlcera, pedra nos rins, males do fígado e hepatite; má circulação, ácido úrico, varizes, reumatismo e hemorroidas. Também é vermífugo e auxilia no controle do diabetes, servindo, portanto, como emagrecedor.

Garra do Diabo Herbarium funciona como anti-inflamatório, antirreumático e analgésico, inibindo a síntese de prostaglandinas, as quais são formadas na fase irritativa do processo inflamatório. Pacientes com úlcera estomacal ou duodenal, devido à estimulação da secreção do suco gástrico.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

Internamente o barbatimão é usado para o tratamento de úlceras e gastrites, fazendo parte de muitas garrafadas para estes fins.

O barbatimão não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, também está contraindicado para pacientes com problemas graves no estômago, como úlceras ou câncer no estômago.

Árvore de porte médio, encontrada em várzeas úmidas ou no Seridó semiárido, com cheiro característico nas folhas quando esmagadas, casca acinzentada, quase lisa e vagens achatadas com ápice agudo que se contorcem ao liberar as sementes (Maia, 2012).

De grande importância cultural para as comunidades do Sudoeste baiano, a planta é usada, na medicina tradicional, como anti-inflamatória e anti-diabética, mas, cientificamente, seus efeitos ainda não são muito claros, principalmente em relação à segurança alimentar.