Para que serve a função setup?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Bastante comum no mundo da computação, o setup é uma configuração que permite que o utilizador faça alterações em determinados programas, para que eles funcionem de forma mais adequada às suas necessidades. Programas como o Google Chrome, ou mesmo sistemas operacionais como o Windows 8 possuem diversas opções de setup.

O Bios é personalizado para cada modelo de placa mãe, não funcionando em nenhum outro. O Setup é um programa que nos permite configurar várias opções acerca do Hardware instalado, opções relacionadas desempenho do sistema, senhas etc.

Você também pode acessar a configuração do Windows usando as teclas de atalho do Windows Início + I.

É na BIOS que você pode visualizar e alterar algumas informações do seu PC, como ajustar o relógio do sistema, verificar a temperatura da placa-mãe e do processador ou conferir a velocidade com a qual o cooler está girando.

Conclusão: A atualização de BIOS é um procedimento importante que pode garantir o bom funcionamento do seu sistema e aprimorar suas funcionalidades. Ela pode corrigir erros e bugs, fornecer suporte a novos dispositivos e oferecer melhorias de desempenho.

Para quem não está familiarizado com o tema, o conceito setup pode ser definido como o total de tempo necessário para aprontar uma máquina ou equipamento para a entrada de novos itens na linha de produção.

(2009), o setup interno é entendido como operações que somente podem ser realizadas quando a máquina está parada, enquanto o setup externo é definido por operações que podem ser realizadas quando a máquina está em funcionamento.

O conceito de setup Rápido também é conhecido por SMED, sigla em inglês para Single Minute Exchange of Die, que em tradução é “Troca em Minuto Singular”. Dentro deste conceito, a ideia é a redução do tempo parado entre as trocas de materiais, insumos, peças ou ferramentas para o chamado “minuto singular”.

tem, gravado dentro da memória ROM (que, por sua vez, fica na placa-mãe). Em geral, para acionarmos esse programa pressionamos repetidamente a tecla Del ou F2, dependendo do fabricante do BIOS, durante a contagem de memória.

A memória Flash-ROM é responsável por "guardar" o SETUP (uma espécie de interface gráfica que permite a configuração de hardware através de parâmetros do BIOS) e o POST (teste de componentes do computador quando este é ligado).

O processador é programado para procurar e executar o BIOS sempre que o micro é ligado, processando-o da mesma forma que outro software qualquer. O BIOS é definido como um software, mas, fica gravado em um chip espetado na placa-mãe.

Pressione a tecla de configuração repetidamente.
Assim que o logotipo do fabricante aparecer na tela, pressione a tecla indicada na tela para acessar o "Setup" ou a BIOS. Essa tecla varia de acordo com a marca e o modelo do computador.

O boot é um termo utilizado para a realização do processo de inicialização forçada de um computador ao pressionar o botão “Ligar” da máquina, até o total carregamento do sistema operacional, seja ele Windows, Linux ou Mac. Ele só pode ser considerado quando é realizado por uma pessoa pressionando o botão principal.

Quando o computador é ligado, o processador executa instruções da memória ROM (Read Only Memory). A ROM preserva o conteúdo quando o computador é desligado. Este chip de memória está embutido na placa-mãe do computador. A ROM armazena um programa chamado BIOS.