Para que serve a fruta do coqueiro?

Perguntado por: ileiria8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O coco é um fruto funcional, rico em nutrientes que contribuem bastante para nossa saúde e tem apenas 40 calorias por copo (200 ml). Pode ser usado em uma infinidade de pratos doces e salgados, além do preparo de leite vegetal para quem tem intolerância à lactose ou aderiu ao veganismo.

Polpa é rica fonte de fibras e gordura saturada
A polpa do coco contém cerca de 9 gramas de fibras em 100 gramas —nosso organismo necessita de 25 gramas de fibras por dia —, e também é fonte de gorduras, vitaminas B1, B2, B6 e C, e dos minerais potássio, cálcio, sódio, ferro e fósforo.

A casca do coco amarelo se apresentou como potente agente bioredutor, principalmente com aldeídos e algumas cetonas. Experimentos encontram-se em desenvolvimento para otimizar as reações obtidas e testes com outros substratos.

Uma prática vinda do conhecimento popular e que pode auxiliar pessoas que tem cólica menstrual e fluxo intenso, ambos sintomas característicos de doenças como a endometriose, mioma uterino e dismenorreia é o chá de casca de coco.

Para quem sofre de prisão de ventre, a água de coco é um excelente aliado, bem como para os casos de diarreia ou fezes moles. Isso se dá devido a quantidade de vitaminas e minerais. “Muito embora o uso seja excelente, a moderação deve existir, visto que os eletrólitos podem desequilibrar o organismo.

Mas em meio a tanta variedade e fama, você sabe dizer quais são os reais benefícios do coco? Bom, para abrir a lista de vantagens, estamos falando de um alimento rico em magnésio, nutriente importante para o funcionamento dos ossos. A fruta também é fonte de potássio, que pode ajudar a reduzir a pressão alta.

O suco de fruta ou a água de coco podem ser consumidos pelos diabéticos desde que façam parte de uma dieta saudável e equilibrada”, finaliza. Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

O licuri (Syagrus coronata) é o fruto de uma palmeira endêmica da Caatinga brasileira, um coquinho de grande valor protéico usado na cozinha do sertão. Do caroço são feitos leite, cocada, farofa, licor, sabão e, mais recentemente, finos cosméticos, a palha do coqueiro é matéria-prima de esteiras, cestos e chapéus.

O coco inteiro pode ser retirado da casca com uma colher ou faca, apenas tome cuidado, pois ele pode estar difícil de sair: uma dica é deixá-lo no fogo por alguns minutos para ajudar a soltar a "carne" da casca. Depois é só degustar ele puro ou em receitas.

O início da produção para o coqueiro-gigante ocorre a partir do quinto ano, chegando a estabilizar no décimo ano, 'produzindo 80 frutos/planta/ano. Para o coqueiro-anão, a produção tem início a partir do terceiro ano, mas somente no quinto ano a produção é satisfatória, dando 200 a 250 frutos/planta/ano.

Sua ingestão pode auxiliar no funcionamento do intestino, além de dar sensação de saciedade. A insulina é uma gordura que costuma ficar alocada em nossa região abdominal e é muito nociva para nossa saúde. Ingerindo o coco seco, suas fibras evitam a produção excessiva dessa gordura.

A dica mais importante para se proteger da doença é saber quais alimentos devem, ou não, ser consumidos. Os amigos contra a gastrite: Ovo, mamão, batata, brócolis, gelatina, pão integral, iogurte, água de coco, sucos naturais diluídos em água.

O pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Fábio Miranda, explica que a casca de coco verde além de ser rica em nitrogênio, magnésio e outros nutrientes em menor quantidade, também é fonte de nutrientes para adubo de outras plantações, uma vez que é rica em potássio e cálcio.

Quando o cocô está esverdeado pode significar alteração no funcionamento do intestino, um sinal de que os intestinos estão funcionando mais rapidamente que o correto. Isso costuma acontecer em situações de estresse, de infecção intestinal bacteriana (que causa diarreia) ou em crises do intestino irritável.

Pode estimular o metabolismo; Aumenta a queima de gordura; Pode melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar na prevenção e tratamento da diabetes: o consumo diário pode ajudar a reduzir a absorção de açúcar no sangue e diminuir a compulsão por carboidratos; Melhora o trânsito intestinal.

Ao comprar o coco verde, você pode consumir sua água, sua polpa e sua casca também. De maneiras diferentes, é possível consumir 100% da fruta.

Ajuda a dormir melhor. Graças às suas propriedades relaxantes, que permitem uma diminuição da ansiedade e do estresse. Por fim, o chá de coentro pode ser usado tanto para melhorar a digestão e combater gases intestinais, quanto para aliviar a enxaqueca.

Além de ser uma bebida 100% natural, estudos têm demonstrado que o consumo de coco verde e seus derivados pode reduzir o risco de ataques cardíacos, menor pressão arterial e hipertensão, além de ajudar a reidratar o organismo e repor as necessidades diárias de potássio, possuir muitas fibras que ajudam no bom ...

A casca dessa fruta, por sua vez, também pode ser utilizada na alimentação para o aproveitamento de todos os 20mg de fósforo e 7,27mg de cálcio presentes em 100g dessa parte.