Para que serve fotossíntese e quimiossíntese?

Perguntado por: tcarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Organismos fotossintetizantes utilizam a energia solar para a produção de seus compostos orgânicos. Como vimos ao longo do texto, a quimiossíntese é um processo em que um organismo produz compostos orgânicos utilizando a energia obtida através da oxidação de substâncias inorgânicas.

A quimiossíntese é um processo em que seres vivos conseguem realizar a produção de matéria orgânica por meio da oxidação de compostos inorgânicos reduzidos que contêm nitrogênio, enxofre ou ferro ou por meio da oxidação de hidrogênio gasoso, fontes de energia.

Assim, podemos entender a diferença entre fotossíntese e quimiossíntese. Como? Na fotossíntese, os elétrons e prótons são obtidos pela degradação da molécula de água. Já na quimiossíntese, a energia é obtida pelos compostos inorgânicos oxidados.

Quimiossíntese é a de síntese de moléculas orgânicas, a partir de gás carbônico e água, utilizando a energia proveniente de compostos químicos, como sulfeto de hidrogênio.

A fotossíntese é um dos processos importantes para a o sobrevivência da terra, visto que é responsável pela produção de oxigênio (O2), utilizado na respiração dos seres vivos. Além disso, ela fornece energia através de produtos formados a partir da conversão da energia luminosa em energia química.

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, organelas presentes em todas as partes da planta. Pigmentos são substâncias que captam a luz, como as clorofilas, os carotenoides e as ficobilinas, sendo a principal delas a clorofila a.

As plantas precisam da luz solar para realizar a fotossíntese, processo que lhes permite armazenar moléculas de açúcar para continuarem crescendo.

Acredita-se que os organismos primitivos poderiam, assim como os que são observados atualmente, realizar processos como a quimiossíntese para a produção de seu alimento. Acredita-se que os primeiros organismos poderiam realizar a quimiossíntese, como bactérias encontradas atualmente em fontes termais.

Nos idos de 1950 os cientistas Harold Urey e Stanley Miller conseguiram produzir artificialmente várias moléculas de aminoácidos a partir de um ambiente com uma atmosfera primitiva cheio de gases desprendidos das erupções vulcânicas (vapores de água (H2O), gás metano (CH4), gás carbônico (CO2), Hidrogênio (H2), amônia ...

O processo da quimiossíntese é semelhante ao da fotossíntese, porém a energia utilizada na reação não vem da luz, mas sim de reações químicas, como a oxidação de substância inorgânicas. Portanto, a energia utilizada na reação é química.

Exemplos de bactérias que fazem quimiossíntese: Beggiatoa e Thiobacillus, que realizam seu metabolismo a partir de oxidação de compostos de enxofre. Nitrosomonas e Nitrobacter, que podem ser encontradas no solo e concretizam um respeitável papel na reciclagem do nitrogênio.

04 – (UFU MG/2013) A fotossíntese das plantas pode ser dividida em quatro etapas: absorção de luz, transporte de elétrons, produção de ATP e fixação de carbono.

A quimiossíntese é o processo que garante a produção de compostos orgânicos independentemente da energia luminosa. Esse processo biológico é realizado, por exemplo, por alguns micro-organismos que vivem nas profundezas do oceano, onde não há luz solar.

A quimiossíntese pode ocorrer em qualquer lugar que tiver disposição de matérias inorgânicas, inclusive em locais sem gás oxigênio e sem nenhuma energia luminosa.

Os principais processos envolvidos no metabolismo energético da célula são a fotossíntese e a quimiossíntese, que produzem matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas simples, e a respiração aeróbia, a respiração anaeróbia e a fermentação, que liberam a energia contida nos alimentos orgânicos.

No acaso da fotossíntese o gás carbônico e a água, através da energia solar, quebram suas moléculas e rearranjam-se novamente formando como produto a glicose e o oxigênio.