Para que serve a folha do umbu?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

As folhas de umbu, em especial, têm alto teor de proteínas, vitamina C e propriedades medicinais que auxiliam no funcionamento do intestino e aceleram o metabolismo (indicado para quem precisa perder peso). As folhas de umbu podem ser usadas no preparo de chás e sucos ou até mesmo de saladas e refogados.

Além disso, a semente de umbu apresentou maiores teores de fibras e de minerais como o ferro. Para a pesquisadora Virgínia Martins da Matta, o conhecimento da composição de subprodutos pode agregar valor ao umbu e fortalecer as cadeias produtivas do fruto, relacionada a agricultores familiares.

É muito indicada para quem busca perder peso por ser uma fruta de baixo valor calórico (37 Kcal em 100g), o embu ajuda a emagrecer. Possui propriedades antioxidantes, poderosa combate os radicais livres, protegendo na prevenção de câncer e ainda em doenças cardiovasculares e previne o envelhecimento.

As folhas são grandes fontes de antioxidantes. Além dos antioxidantes, uma grande quantidade de importantes minerais pode ser encontrada em sua composição. Por isso, o consumo da folha pode ser uma maneira natural e eficaz de fortalecer a imunidade.

Suas folhas possuem as mesmas fontes nutricionais que a polpa. Você pode utilizá-las para preparar um chá, ajudando no tratamento e prevenção de artrite, problemas no aparelho digestivo, hipertensão, entre outros. Porém, a sua ingestão é contraindicada às grávidas devido aos efeitos na pressão arterial.

Você já ouviu falar do embu? Ele é uma pequena fruta de formato arredondado, aroma adocicado e sabor levemente ácido. Também chamado de imbu ou umbu, seu nome vem do tupi-guarani e significa “árvore que dá de beber”.

Das 18 espécies do gênero Spondias, como umbu-cajá, cajarana, ceriguela e umbuguela, várias são pouco estudadas e sua produção é totalmente extrativista, ou seja, são coletadas diretamente da natureza e não cultivadas em pomares comerciais.

Por ser uma espécie nativa da caatinga , o umbuzeiro é uma alternativa forrageira muito importante para a alimentação de caprinos e ovinos no semi-árido nordestino, tanto no período chuvoso como no período seco.

20 anos

Em geral, na maneira como ocorrem espontaneamente na natureza, o pé de umbu leva de 15 a 20 anos para dar início à produção de frutos.

O umbuzeiro vive em média 100 anos, e é considerado um símbolo de resistência.

O mês de janeiro é o período em que inicia a safra do umbu nos municípios da região nordeste e no estado de Minas Gerais, durando quatro meses, de janeiro a abril.

O fruto ajuda também a combater doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes e é rico em cálcio, fósforo e ferro, nutrientes que auxiliam, entre outras coisas, a fortalecer a imunidade.

Como usar a fruta umbu? Uma de suas utilizações mais populares é o suco de umbu. Outras opções incluem receitas de geléias, doces, picolés, vinhos, sorvetes e a famosa umbuzada – polpa da fruta fervida com leite e açúcar.

O umbu é um fruto de casca lisa ou com pequenos pelos, pequeno e arredondado. Possui uma polpa aquosa e um caroço interno. Com cheiro doce e sabor agradável, é levemente azedo. O tamanho dos frutos pode variar muito, pesando entre 5,5g a 130g.

Mas o chá das folhas da planta também pode ser ingerido. Alguns estudos mostram, inclusive, que o extrato das folhas de goiaba apresenta benefícios que, por similaridade, podem ser encontrados no chá, como alívio de cólicas menstruais e controle do açúcar e do colesterol no sangue.

Chá de folha de mamão controla a glicemia
Ainda, o chá ajuda a manter o nível de açúcar sanguíneo sob controle. Sendo assim, essa é uma bebida ótima para quem sofre de diabetes. Além disso, a bebida pode ajudar na digestão.

As folhas da goiaba são também ricas em tanino, um flavonoide que beneficia não apenas a saúde do coração, mas também auxilia o processo digestivo. Além disso, o chá de folha de goiabeira é conhecido por combater diarreia, úlcera e gastrite.

O chá de folha de abacate ajuda a prevenir o envelhecimento
As folhas do abacateiro contêm flavonoides e fenóis, substâncias que têm poder antioxidante e anti-inflamatório. Como resultado, essa bebida ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres no DNA das células, que provocam o envelhecimento.