Para que serve a folha do capim-limão?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O capim-limão possui propriedades sedativas e hipnóticas. Por essa razão, é usado em banhos terapêuticos com o intuito de aliviar sintomas de estresse, ansiedade e cansaço. Todas as propriedades do capim-limão também ajudam a estimular o sono, proporcionando uma noite de profundo relaxamento.

O capim-limão é consumido comumente na forma de chá, mas pode ser empregado também como bebida refrescante e muito saborosa. Lave muito bem as folhas, pique-as grosseiramente com uma tesoura e coloque em um copo. Acrescente o açúcar e o suco de limão. Soque com um socador como se fosse para o preparo de caipirinha.

O chá de capim-santo, por sua vez, é recomendado para o tratamento de insônia e problemas de ansiedade, para o combate à febre e em casos de cólicas estomacais e intestinais.

Quando beber
Tome uma xícara (chá) do chá de capim-limão meia hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Lembre-se: consuma em até 24 horas. Se congelada, a bebida perde seus princípios ativos.

Quantas vezes tomar durante o dia? O recomendado, segundo finalizam as nutricionistas, é que o chá de capim santo seja administrado na alimentação cerca de três vezes ao dia.

O capim santo, também conhecido como capim-limão, capim-cidreira, capim-cheiroso ou capim-cidrão, é uma das opções mais buscadas de chás poderosos para baixar a pressão alta, mas não apenas isso! A planta estimula o equilíbrio dos níveis de serotonina e a quantidade de plaquetas no sangue.

O uso da planta, entretanto, tem suas contra indicações, o consumo da planta pode causar enjoo, boca seca e diminuição da pressão arterial, podendo provocar o desmaio. Quando é utilizada na pele, o capim limão pode provocar queimaduras principalmente quando expõe-se ao sol em seguida.

O capim-limão tem uma substância chamada eugenol, que ajuda a regularizar os níveis de serotonina e de plaquetas. 4) Nada de insônia: o chá da planta ajuda a relaxar os músculos e tem um leve efeito sedativo, o que nos ajuda a ter uma noite de sono melhor.

O capim-limão possui propriedades sedativas e hipnóticas. Por essa razão, é usado em banhos terapêuticos com o intuito de aliviar sintomas de estresse, ansiedade e cansaço. Todas as propriedades do capim-limão também ajudam a estimular o sono, proporcionando uma noite de profundo relaxamento.

Como consumir o capim limão
O mais comum é consumi-lo como chá. Nesse caso, apenas 1 colher de chá de folhas picadas desse produto já é o suficiente para uma xícara. Basta apenas cobrir essas folhas com água fervente, coar e esperar esfriar para consumir.

Embora muitos aleguem que ao ferver o capim você perde importantes propriedades, nesse chá, fervemos por, exatamente três minutos, para que fique exatamente no ponto que isso não ocorra. Depois é só deixar reservado por um tempo antes de consumir. Suas propriedades são ótimas para melhorar o bem estar.

A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma planta similar à hortelã. Com folhas delicadas, costuma alcançar entre 30 e 60 cm de altura. Já o capim-cidreira, também conhecido como capim-limão ou capim-santo, tem folhas longas e finas que cresce em um formato de tufo ou moita.

O capim-santo, também chamado de capim-limão e erva-cidreira, é uma planta que forma grandes touceiras e apresenta folhas verde-claras muito cheirosas, ásperas, estreitas, longas e cortantes. A folha, quando amassada, exala um forte cheiro de limão.

A ação anti-inflamatória, antioxidante, anti espasmódica, ajuda durante a eliminação de gases e no alívio de desconfortos causados pela indigestão e refluxo. A erva-cidreira capim também pode ser utilizada na eliminação de fungos e bactérias, principalmente fungos da pele, como a Candida sp.

Para fazer, basta ferver um litro de água em uma panela. Desligue assim que estiver borbulhando e acrescente aproximadamente uma colher de sopa de capim-limão. Se não houver a erva fresca, use quatro sachês de chá industrializado. Tampe a panela e deixe apurar por dez minutos.

A erva cidreira é famosa por seu efeito calmante. Por isso, principalmente em momentos de estresse – quando a pressão arterial tende a se elevar, o chá de erva cidreira pode ajudar a controlá-la.

E o chá de louro? A infusão deste ingrediente ajuda a amenizar estresse e ansiedade. Ou seja, o chá de louro pode ser um bom aliado na hora de relaxar. Ele consegue proporcionar um efeito calmante, sem causar sonolência.

“O limão, de forma geral, é muito benéfico, principalmente na manutenção e recuperação da saúde. Por ser rico em vitamina C, combate os problemas respiratórios, como alergias, gripes, resfriados e escorbuto. Excelente antioxidante previne a degeneração prematura do corpo e contribui na absorção de ferro pelo organismo.