Para que serve a folha de mamona na Umbanda?

Perguntado por: eguterres5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Sua folha pode servir de base ou prato para algumas oferendas e é sempre associada a trabalhos de magia na força de vibrações à esquerda. Carrega a capacidade imantadora e irradiadora dos sentidos do perdão e compreensão do carma, fortalecendo-os no ser humano.

Banho Exú é um mix de 7 ervas na força de Exú, recomendado para quem precisa de FORÇA, LIMPEZA PROFUNDA e PROTEÇÃO constante. Banho Exú auxilia você que está passando por dificuldades financeira, materiais e espirituais. Contém as seguintes ervas: aroeira, gengibre, hortelã, picão preto, pau tenente, limão e pitanga.

Com fazer o banho de descarrego
Tome seu banho higiênico normal, e em seguida, despeje este banho desde a sua cabeça para baixo. Não entre mais no chuveiro, apenas dê batidinhas rápidas com a toalha no seu corpo. Algumas ervas de descarrego que podem ser usadas: arruda, guiné, folha de fumo, casca de alho, pinhão roxo.

Nas casas de costumes Iorubá, Fon, Ewe-Fon e Cabinda, a folha da mamona é usada para enrolar ebós, pratos de orixás, fazer sacudimentos e até mesmo em feituras e cortes de Exú. A folha da mamona pertence aos orixás envolvidos com a morte, como Omolú, Oyá, Nanã e demais entidades afros.

Tanto as folhas como as sementes são tóxicas. A torta de mamona não bem detoxicada por calor também é tóxica. O consumo repetido de pequenas quantidades de semente pode dar imunidade, mas das folhas não.

Hospital Universitário - Mamona. Parte tóxica: Qualquer parte da planta, principalmente a semente.

Macumba é uma espécie de árvore africana da família das lecitidácas e também um instrumento musical (feito da madeira da árvore homônima) em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda.

Faça uma farofa de mel de abelha bem molhada e cubra esta roupa. Corte uma maçã em quatro partes iguais e coloque em cima desta farofa. Pegue duas penas de galo e finque-as unidas na farofa junto à maçã. Arrie esta magia na beira de um caminho próximo a uma encruzilhada pedindo com fé a Exu Olónan.

Banho para abrir caminhos
Ferva três litros de água, em seguida, acrescente três ramos de manjericão e sete gotas de essência de alfazema. Tome o banho higiênico e depois jogue do pescoço para baixo mentalizando os caminhos se abrindo e a prosperidade.

Por isso, listamos 5 formas de se manter imune às bad vibes:

  1. Não absorva a energia das pessoas. ...
  2. Use música para neutralizar. ...
  3. Dê um tempo nos seus feeds. ...
  4. Evite quem faz mal a você ...
  5. Cerque-se de pessoas positivas. ...
  6. Inspire natureza. ...
  7. Tome 100% de responsabilidade por seus pensamentos e emoções.

banho de sal grosso

O banho de sal grosso é um dos mais famosos quando se trata em afastar o mau-olhado, a inveja e as energias negativas. O sal grosso serve para fazer um banho do descarrego, ou seja, para limpar o seu corpo de cima abaixo de todos os males que possa ter.

Para fazer a aplicação, use o Óleo de Mamona diretamente no couro cabeludo e faça uma massagem na raiz dos seus cabelos com as pontas dos dedos. Coloque uma touca plástica e aguarde o tempo de ação de mais ou menos duas horas. Por fim, lave usando shampoo normalmente e seque o cabelo naturalmente ou com secador.

Banhos com alecrim ou extratos da erva também ajudam a desestressar e dar mais disposição (assim como qualquer outra atividade relaxante). Pelo efeito anti-inflamatório, o óleo ou extrato são utilizados de forma tópica para aliviar irritações e vermelhidão da pele.

A Mamona, principalmente a Roxa, é uma erva muito ligada ao nosso valoroso Orixá Exu. Por isso muitas pessoas acabam não cultivando a mesma dentro de seus pátios. Há várias crenças a respeito, sendo que uma delas é de que a planta atrai espíritos.

é é uma planta realmente perigosa e você não pode usar.

Das sementes da mamoneira é extraído um óleo, conhecido como óleo de mamona, ou ainda, óleo de rícino. Esse produto natural é rico em ácido ricinoleico, utilizado na indústria química e também como matéria-prima para produção de biodiesel.