Para que serve a folha de hortelã?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Alivia a síndrome do intestino irritado: seu consumo regular pode ajudar no tratamento de sintomas como dor, inchaço, gases e etc. Ação contra gripes e resfriados: o mentol é um ótimo descongestionante e expectorante, ajudando a diminuir a dor de garganta e a tosse seca.

Melhora na digestão e efeitos calmante, antioxidante e anti-inflamatório: as folhas do chá de hortelã são popularmente conhecidas por ajudar no alívio de sintomas intestinais, assim como num papel auxiliar no tratamento de doenças respiratórias.

A hortelã pode ser utilizada para preparar chá, vitamina ou sucos juntamente com outras frutas, além de também poder ser utilizada para aromatizar sopas ou sobremesas. A hortelã pode ser também encontrada na forma de óleo, cápsulas ou em produtos cosméticos.

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.

A hortelã pode ser consumida por quase todo mundo, exceto crianças (com menos de 2 anos) e quem tem problemas renais. O consumo é recomendado para as pessoas que possuem dificuldades para dormir ou doenças de fígado (como hepatite).

COMO FAZER O CHÁ DE HORTELÃ PARA GORDURA NO FÍGADO:

  1. Coloque algumas folhas de hortelã-pimenta frescas em um bule ou xícara.
  2. Ferva a água e despeje sobre as folhas de hortelã.
  3. Deixe em infusão (imersão da folha diretamente na água quente) por cerca de 5 minutos.
  4. Coe e sirva em uma xícara.

Como consumir a hortelã
A hortelã pode ser consumida na forma de folhas frescas.

Para obter todos esses benefícios, o ideal é beber de 1 a 2 xícaras de chá ao dia. Ademais, a hora de ingerir a bebida faz toda a diferença. Se você tem problemas digestivos, por exemplo, o ideal é tomar 1 xícara da infusão sempre após as refeições.

O Limão também é fonte de vitamina C, importante para fortalecer o sistema imune, retardar o envelhecimento e melhorar a saúde do coração. Já a hortelã estimula a digestão e tem propriedade sedativa leve.

Esta mistura especial oferece apoio à saúde intestinal e digestiva, além de importantes qualidades anti-inflamatórias e anti-envelhecimento. No Shopping Eldorado Store você encontra o Chá Misto de Limão e Hortelã com Cravo Orá 15g com entrega rápida e segura para todo o Brasil.

Lave as folhas de hortelã antes de ferver a água e, em seguida, rasgue-as para dar um aroma mais intenso. Coloque-as na caneca ou xícara e despeje a água ainda quente. Deixe em infusão de cinco a dez minutos e consuma assim que esfriar. Você pode deixar as folhas para manter o sabor bem forte ou, se preferir, coar.

Tomar três vezes ao dia, durante cinco dias. Digestivo e calmante – Em infusão preparar 5 g de folhas e ramos frescos em uma xícara de água. Tomar quatro a cinco xícaras por dia. Mau hálito – Macerar em um litro de vinho branco, 30 gramas de folhas frescas de hortelã.

Colocar as folhas de hortelã numa xícara de chá com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 10 minutos e coar. Este chá deve ser consumido de 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.

A hortelã é considerada uma planta medicinal com propriedades analgésicas, digestivas, antigripais. O chá de hortelã, dessa maneira, torna-se um grande aliado na manutenção do bem-estar, da saúde e no combate dos sintomas de algumas doenças.

Gengibre - Ideal para quando a comida pesar no estômago, pois melhora a digestão e ajuda a reduzir a produção de gases. Coloque uma colher (chá) de gengibre ralado em uma xícara de chá de água quente, abafe por dez minutos e coe. Erva-doce - Ajuda a minimizar os gases já formados, que causam inchaço e até cólicas.

Chá de hortelã
Se ingerido após o jantar, esse é o chá digestivo para tomar à noite mais recomendado. Com um frescor e aroma bem característico, o chá de hortelã é extremamente prático e terapêutico, um bom aliado para quem busca uma vida mais saudável e noites mais tranquilas.

Por isso, o chá de hortelã ajuda a aliviar a inflamação da mucosa gástrica e a reduzir as dores abdominais. Além disso, o chá de hortelã pode ajudar a reduzir os espasmos musculares que podem ocorrer no estômago em pessoas com gastrite.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Chá de hortelã:
A hortelã é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado. Além disso, o chá para fígado ajuda a aliviar o estresse e pode ser consumido duas vezes ao dia.