Para que serve a Folha da pinha?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Na medicina natural, suas folhas são usadas para o preparo de chá por suas propriedades digestivas, diuréticas, laxantes e cicatrizantes.

As folhas jovens tendem a ser velosas. É uma planta semidecídua e a maioria das folhas caem antes de novos brotos aparecerem. As flores são hermafroditas, pendentes solitárias ou em cachos de duas a três brotos folhosos. [2]A pinha é, na verdade, um conjunto de frutos agregados, originários de uma única flor.

Melhora no sistema digestivo: por ser rica em fibras, a pinha é uma forte aliada do combate à constipação e à prisão de ventre. Ou seja, sua ingestão melhora o trânsito intestinal e o processo digestivo; Propriedades medicinais: suas folhas podem ser usadas na preparação de chás medicinais.

Das folhas até a semente, o pé de ateira serve para tratar e prevenir diversos problemas de saúde, como a anemia, artrite e prisão de ventre. Além disso, é um excelente aliado para visão e na manutenção da beleza da pele e dos cabelos.

Aqui vale dizer que o pinhão é rico em Ácido Oleico, que ajuda o fígado a eliminar o excesso de triglicerídeos do corpo.

A casca do pinhão representa, aproximadamente, 20% da semente, sendo um resíduo descartado no meio ambiente, que leva um tempo considerável para sua decomposição. Essa casca é rica em compostos fenólicos, cuja atividade antioxidante é reconhecida e avaliada para utilização em diversos segmentos industriais.

Serve para combater diabetes, controlar colesterol LDL (mau), diarreia, dor de estômago, bronquite, dengue, problemas na próstata, fertilidade, escoriações ou cortes menores, perde peso, acelerar o metabolismo, melhorar digestão, melhora absorção de açucares no sangue.

Suas folhas possuem as mesmas fontes nutricionais que a polpa. Você pode utilizá-las para preparar um chá, ajudando no tratamento e prevenção de artrite, problemas no aparelho digestivo, hipertensão, entre outros.

As folhas são órgãos vegetais muito importantes para a planta, pois são responsáveis pelo processo da fotossíntese. As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, por exemplo. Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, por exemplo.

Possui ação antioxidante
A presença de vitamina C e compostos fenólicos torna o chá de folha de acerola um protetor contra a ação desenfreada dos radicais livres, que estão ligados à queda da imunidade, ao envelhecimento precoce e a diversas doenças crônicas, como diabetes e até câncer.

G1 - Pinha, graviola e articum ajudam na pressão arterial, diz nutricionista - notícias em Minas Gerais.

A fruta-do-conde é boa fonte de vitamina C e vitaminas do complexo B, nutrientes importantes no metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura. No entanto, um alerta: as sementes da fruta-do-conde, ata ou pinha não podem ser consumidas por gestantes por terem um potencial tóxico que causa aborto, segundo estudos.

vitamina C

Alguns benefícios da Pinha é: Pele e cabelo: Graças a presença da vitamina C, um antioxidante responsável por beneficiar a saúde da pele e cabelo, proporcionando a manutenção, hidratando e dando brilho aos fios e jovialidade à pele.

5 plantas para diabetes e seus benefícios

  1. Babosa (ou aloe vera) A babosa é uma planta medicinal com propriedades bastante poderosas, se apresentando como uma excelente alternativa para o controle de diabetes. ...
  2. Chá verde. ...
  3. Canela. ...
  4. Goji berry. ...
  5. Carqueja.

Chás benéficos para quem tem diabetes

  • Chá verde. ...
  • Chá mate. ...
  • Chá de canela. ...
  • Chá de carqueja. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá de hibisco.

As utilidades do chá de folha de abacate são resultado de suas propriedades diuréticas, anti-reumáticas, carminativas, anti-anêmicas, anti-diarreicas e anti-infecciosas. Até mesmo a polpa do abacate é favorável ao organismo do ser humano, visto que possui proteínas, minerais e vitaminas.

abacate

O abacate além de ser um ótimo alimento para a saúde do fígado, também é uma ótima fonte de nutrientes e gorduras boas para o organismo como um todo. Essa fruta, quando consumida com regularidade, contribui para a produção de glutationa pelo organismo.

Da mesma família da graviola, a fruta de conde, conhecida em algumas regiões do Brasil como pinha, é uma saborosa fruta tropical que também é dotada de diversas propriedades nutricionais. Com diversos benefícios para a saúde, é excelente para ajudar no processo de cura de gastrite e outras doenças gastrointestinais.

Chá de folha de mamão controla a glicemia
Ainda, o chá ajuda a manter o nível de açúcar sanguíneo sob controle. Sendo assim, essa é uma bebida ótima para quem sofre de diabetes. Além disso, a bebida pode ajudar na digestão.