Para que serve a flexão diamante?

Perguntado por: nlessa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Além de deixar a parte superior do corpo mais definida, esse exercício trabalha bastante o tríceps e o bíceps. Aliás, esse é o exercício feito apenas com o peso corporal que mais ativa o tríceps. Chamada também de flexão triângulo, a flexão diamante é um exercício composto que estimula vários músculos de uma só vez.

A flexão diamante é uma forma muito avançada deste exercício clássico. É comumente usado como aquecimento no exército. Você coloca as mãos em forma de diamante, abaixar-se no chão e empurra seu corpo de volta para cima. Este exercício tem enfoque no peitoral e no abdomen.

As flexões são um dos exercícios físicos funcionais mais populares. São ideais para o desenvolvimento dos músculos do peito, ombros, braços e todo o tronco – incluindo abdômen. Eles costumam ser práticos, já que dispensam acessórios e podem ser feitos em qualquer lugar.

Na mesma posição da flexão tradicional, mantenha a palma da mão mais próxima do peitoral, mas ainda alinhada com punho, cotovelo e ombros. Dobre os cotovelos para aproximar o peito do chão e estenda-os em seguida. Dicas! É a melhor flexão para trabalhar os tríceps, músculo extensor mais importante do cotovelo.

Para além de treinar os seus dedos em flexões, começou a escalar rochas, uma disciplina que o ajudou muito a tolerar a dor e a fortalecer os seus dedos. Durante este tempo ele foi capaz de fazer 20 flexões com um braço.

O que diz o estudo? Sendo bem objetivo, o estudo afirma que, uma pessoa que faz 40 flexões ou mais, tem uma saúde melhor que a de quem faz 10 ou menos.

Flexão de braços
No exame do Exército, homens farão 10 repetições, enquanto as mulheres executam seis, sem tempo limite. A flexão de braços é bem popular, usada em treinamentos e ocasiões recreativas.

Fazer flexões todos os dias também colocará estresse extra nas articulações, afinal você estará submetendo as mesmas articulações a um esforço repetitivo diariamente. Porém a execução correta do exercício dificilmente trará problemas em pessoas com articulações saudáveis.

Para fazer flexões corretamente, você precisa de uma boa postura e um corpo reto. É por isso que o alinhamento adequado com os pulsos, braços e ombros é fundamental para realizar flexões corretamente.

Quais músculos a flexão trabalha? A flexão utiliza as articulações dos ombros, dos cotovelos e dos punhos para realizar os movimentos de subida e descida. E trabalha diferentes grupos musculares de uma única vez, como o peitoral, tríceps, deltoide, lombar e até o core.

Qual o tipo de flexão mais fácil? Flexão com joelhos apoiados: Levante os pés e cruze as panturrilhas no ar, ou mantenha-os no chão: vale o que for mais fácil para você.

Flexão tradicional
Faça flexões tradicionais durante 30 segundos, mantendo os braços afastados à largura dos ombros e descendo até formar um ângulo de 90º com o cotovelo. Durante este exercício é muito importante manter o abdominal contraído para que as costas fiquem sempre alinhadas, evitando lesões.

Portanto, para secar e definir os músculos do abdômen, deve-se realizar exercícios aeróbicos, como a corrida, e que ajudam a fortalecer a região abdominal, além de manter uma dieta rica em proteínas e fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino e ajudam a tirar a sensação de inchaço.

Treinos de força: Exercícios como flexões de braço, agachamentos, abdominais e tríceps ajudam a construir músculos, o que pode melhorar a qualidade do sono, ajudar a adormecer mais rápido e a acordar menos vezes durante a noite.