Para que serve a flexão aberta?

Perguntado por: hsantos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

A flexão aberta trabalha o músculo serrátil anterior, que vai da base das escápulas até a base do peitoral. Se você aproximar as mãos e fizer a flexão fechada na próxima série, vai conseguir trabalhar os tríceps; se alinhar as palmas aos ombros e fizer o exercício normal, vai trabalhar mais o peitoral em si.

Pesquisas comprovam que flexões fechadas resultam em maior ativação muscular do que as flexões abertas. As flexões fechadas são normalmente realizadas com as mãos ligeiramente viradas para dentro e com os polegares estendidos, com os dedos indicadores e polegares formando um triângulo.

Qual flexão dá mais resultado? A flexão suspensa é muito interessante porque adiciona uma boa dose de instabilidade nas pernas ou nas mãos, deixando o exercício mais desafiador e aumentando o desafio para os músculos estabilizadores do abdômen e dos ombros.

Flexão inclinada
Conhecida como um dos melhores exercício para peito, a flexão inclinada vai te ajudar a focar na parte inferior do músculo do peito. Para esse exercício, o ideal é ter um apoio no chão - como um banco ou uma cadeira - que te ajuda a inclinar levemente o corpo para realizar o movimento.

Flexão de braço inclinada
A flexão de braço inclinada é outra variante da flexão que ajuda a trabalhar a força e a resistência dos bíceps, tríceps e deltóides. Além disso, ajuda a fortalecer o abdômen e as pernas.

As flexões são um dos exercícios físicos funcionais mais populares. São ideais para o desenvolvimento dos músculos do peito, ombros, braços e todo o tronco – incluindo abdômen. Eles costumam ser práticos, já que dispensam acessórios e podem ser feitos em qualquer lugar.

Mantenha a cabeça alinhada com o tronco e quadril formando uma linha reta; Flexione os cotovelos e retorne praticamente para a posição inicial do movimento, sem encostar o corpo no solo; Dê uma pequena pausa e, em seguida, repita o movimento; Durante o exercício, apenas as mãos e os pés devem tocar o chão.

Flexão com as pernas apoiadas
É indicada para praticantes iniciantes, pois o apoio das pernas facilita o movimento de flexão dos braços, tornando o processo de descer e subir mais fácil.

Experimente as 8 variações desafiadoras da flexão que apresentamos abaixo para ficar com tórax de aço!

  • Flexão com palma. ...
  • Flexão pliométrica alternada. ...
  • Flexão com Toques cruzados nos ombros. ...
  • Flexão com toque nos joelhos. ...
  • Flexão com palma nas costas. ...
  • Flexão do super-homem. ...
  • Flexão arqueada. ...
  • Flexão com um braço só

Ao fazer flexões, a região lombar deve estar alinhada, ou seja, sem arqueamento para cima ou para baixo, sendo importante manter os pés separados à distância dos ombros. Os cotovelos estarão próximos ao corpo, em um ângulo de 20 a 40 graus do abdômen. Ao descer, o peito deve se aproximar o máximo possível do chão.

- do que fazer 100 abdominais básicos", explica. Além disso, apostar num número muito alto de abdominais pode sobrecarregar a coluna, principalmente os discos intervertebrais, causando dor e até hérnias a longo prazo.

Algumas ótimas dicas para definir o abdômen são seguir uma dieta hipocalórica orientada por um nutricionista, além de praticar exercícios aeróbicos, como a corrida, para aumentar o gasto calórico e promover a queima de gordura da barriga.

Treinar em excesso e certamente lesionar os ligamentos do ombro que você não vai fortalecer o suficiente em outro lugar. Desequilibrar a parte superior do corpo com os ombros indo para a frente e uma atitude cifótica cada vez mais pronunciada.

Para ter braços mais desenhados, é necessário no mínimo 6 semanas de disciplina nas flexões. Como bônus, você deve ganhar um abdômen mais sequinho. Para fazer uma flexão perfeita, o core precisa encaixar para levantar o quadril, o que resulta em uma barriga mais definida.

O ideal é trabalhar por volta de 3 a 5 séries de 8 a 15 repetições cada. A ideia principal é que você faça os exercícios com grau de dificuldade maior (potência e flexão com um braço) com menos repetições e mais séries até adquirir força e resistência para conseguir evoluir no treino.