Para que serve a faixa da batina?

Perguntado por: ecardoso7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

À cintura pode ser usada uma faixa, que tem duplo significado: 1º a castidade (antigamente se acreditava que a libido sexual estava diretamente relacionada aos rins, então rins cingidos significava castidade); 2º a Igreja peregrina na terra (quando Israel fazia grandes peregrinações usava-se um cíngulo para cingir os ...

“Sem proporcionar muita informação, basta dizer que não preciso usar a minha roupa completa por baixo da batina. No verão, umas calças curtas largas com uma cintura elástica confortável, uma camiseta de algodão e meias são suficientes”, assinalou.

Para que serve a batina? Entre os cristãos, a batina é um hábito (uma roupa habitual, cotidiana) masculino. A batina, enquanto hábito masculino, é normalmente usada por clérigos. Usam-na também alguns religiosos, a não ser que disponham de hábito próprio (ex: dominicanos, carmelitas, franciscanos, etc.).

O barrete demostra a autoridade do clérigo, e seu juizado. Antigamente, para os clérigos, era obrigatório o uso do barrete nas confissões, com o significado de que o sacerdote é um juiz para a confessar alguém, assim como um juiz ao condenar ou absolver um réu, o padre absolve os pecados.

O feitio e a cor devem ser estabelecidos pela Conferência dos Bispos, sempre de harmonia com as disposições do direito universal. Pela sua incoerência com o espírito de tal disciplina, as praxes contrárias não se podem considerar legítimas e devem ser removidas pela autoridade eclesiástica competente.

A cor da faixa varia segundo o grau na hierarquia católica: preta para seminaristas, diáconos e padres; violácea para padres com título de Monsenhor, bispos e arcebispos; vermelha para cardeal e branca para o Papa.

Significado de Batina
substantivo feminino Veste talar abotoada na frente, que os eclesiásticos usam; sotaina.

A Estola é uma faixa de pano que o sacerdote usa sobre os ombros e sob a casula e é um ornamento litúrgico esencial, porque...

As batinas devem conter geralmente 33 botões de cima abaixo, representando a idade de Cristo, e cinco botões nos punhos, que representam as cinco chagas de Cristo.

Preto. Em celebrações fúnebres, como a Missa de corpo presente e também no Dia de Finados utiliza-se a cor preta.

A túnica ou alva é conhecida como a indumentária que os clérigos (diáconos, sacerdotes e bispos) trazem sob os demais paramentos para oficiar sacramentos e sacramentais. Não é um traje ordinário, de uso corriqueiro, mas destinado especificamente para a ação ritual-celebrativa.

acólito

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Acólito é aquele que na celebração da liturgia segue (ou precede) outras pessoas, para servir e ajudar. Auxilia primeiramente o padre ou bispo, mas também ao diácono, ministro da palavra, ministro da eucaristia e leitores.

O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

Henry McCloud afirmou que o colarinho "nada mais era do que a gola da camisa virada para cima do traje comum diário do clérigo, de acordo com uma moda que começou no final do século XVI. Pois quando os leigos começaram a recusar seus colarinhos, o clero também assumiu o modo".

Antigamente, para os clérigos, era obrigatório o uso do barrete nas confissões, com o significado de que o sacerdote é um juiz para a confessar alguém, assim como um juiz ao condenar ou absolver um réu, o padre absolve os pecados.

Já no Antigo Testamento ela aparece, fazendo referência às vestes sacerdotais (Cf. Ex 29,9; 39,28-31). Embora de origem persa, foi adotada pelos romanos, sendo usada por pessoas distintas como sinal de nobreza.

mitra | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.