Para que serve a estrela de Oswald e O Círculo Cromatico?

Perguntado por: mzagalo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Na colorimetria capilar, o círculo cromático muitas vezes aparece na forma de uma estrela de 6 pontas - chamada de estrela de Oswald -, mas o princípio é o mesmo. Ela é usada principalmente para matizar ou neutralizar as colorações.

A estrela de Oswald consiste na melhor ferramenta de orientação de cor tanto para neutralizações quanto para colocação de nuances. A estrela é formada por 6 cores: azul, verde, amarelo, laranjavermelho e violeta, sendo que 3 destas 6 cores são primárias, sendo o azul, amarelo e vermelho.

Friedrich Ostwald foi um químico e filósofo alemão, nascido na cidade de Riga, Letônia, em 2 de setembro de 1853 e faleceu em Leipzig, Alemanha, no dia 3 de abril de 1932. Ele foi considerado o pai da físico- química, recebeu o Nobel de Química de 1909, por seu trabalho sobre catálise.

O círculo cromático é baseado nas três cores primárias: azul, vermelho e amarelo, dispostas na mesma distância em um círculo. Entre elas estão as cores secundárias: verde, laranja e violeta e depois as chamadas cores terciárias, cada etapa sendo formada pelos resultados de combinações das anteriores.

No círculo cromático, a cor complementar sempre estará situada no lado oposto do círculo. Existem também as cores terciárias, que são resultado da soma da primária com a secundária, por exemplo: amarelo (primária) + laranja (secundária) = amarelo alaranjado (terciária).

A cor de uma estrela é determinada pela parte de seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. Estrelas azuis são as mais quentes, as vermelhas as mais frias. No caso de estrelas, "frio" significa temperaturas da ordem de 2000 ou 3000K, umas 15 vezes mais quente do que nosso forno de casa.

A colorimetria é uma ciência que quantifica e descreve fisicamente a percepção humana da cor. As cores padronizadas existentes possuem escalas mundiais, sendo a Pantone a mais conhecida.

Altura de tom diz respeito a quão claro ou quão escuro um cabelo é. Esses tons são organizados em uma escala de números que variam de 1 a 10, que, de certa forma, mede a cor dos cabelos de acordo com a quantidade de pigmentos encontrados nos fios.

Estrela de Oswald é uma das principais ferramentas usadas para entender as regras e conceitos utilizados pelos coloristas ou Colorimetristas. Funciona como um gráfico ou uma tabela para trabalhar o processo de coloração e neutralização de tons indesejáveis.

Neutralize o vermelho com uma base verde
Isso acontece porque ele é composto por duas cores primárias: amarelo e azul. Ao aplicar verde no ruivo, o vermelho é neutralizado. A técnica de neutralização deve ser feita por profissionais qualificados.

O vermelho neutraliza o verde.

Para saber o tom da sua pele e utilizar a colorimetria no seu look, basta fazer um teste simples: coloque uma folha de papel branco próximo ao pescoço e o colo. Observe que cores aparecem na sua pele. Tons de azul e rosa indicam pele fria, amarelo ou marrom representam pele quente.

Um dos métodos mais utilizados na hora de descobrir o subtom é o teste das veias. Nele você observa a cor de suas veias que podem identificar se o subtom é de tom quente, frio ou neutro.

Descobrir sua paleta de cores é possível com o site Colorwise.me. A ferramenta analisa os tons da sua pele, cabelo e olhos e revela quais são as cores recomendadas, que mais combinam com a sua aparência, e quais você deve evitar.

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, sendo: Três são primárias (azul, amarelo e vermelho) Três são secundárias (verde, laranja e roxo) Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

Na análise cromática é levado em consideração tudo o que tem no seu rosto, o seu tom de pele, cabelo, sobrancelha e os seus olhos e vamos analise e conhecer todas as características da sua pele (Temperatura, Intensidade, Profundidade e Contraste).

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

Cores primárias: amarelo, azul e vermelho; Cores secundárias: são as cores que resultam da mistura das cores primárias – verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e violeta (azul e vermelho); Cores terciárias: a mistura das cores primárias com cores secundárias, resultando nas outras cores que conhecemos.