Para que serve a erva Manacá?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Brunfelsia uniflora ou manacá apresenta registros de uso medicinal por algumas comunidades nativas. Na medicina popular, suas folhas são empregadas contra artrite, reumatismo, sífilis, picadas de cobra, febre amarela, e ainda como diurética e antitérmica.

Conheça as Diferenças e Semelhanças entre os tipos de Manacás

  • Manacá pra lá… Manacá pra cá…
  • MANACÁ-DA-SERRA.
  • MANACÁ-DA-SERRA ANÃO.
  • MANACÁ-DE-CHEIRO OU MANACÁ-DE-JARDIM.
  • MANACÁ-GIGANTE.
  • CURIOSIDADES.
  • TRAPP.

Esta planta é um arbusto cujas raízes são utilizadas tradicionalmente como estimulante do apetite, contra disfunções hepáticas, reumatismo, dores musculares, de estômago e de cabeça e as folhas desta planta podem ser utilizadas como depurativo do sangue, em afecções renais e hepáticas.

Antes de mais nada, higienize bem as raízes da planta manacá. Em seguida, adicione as raízes em um recipiente com água e leve ao fogo por 10 minutos. Logo após esse período, deixe a mistura tampada por mais alguns minutos antes de coar. Esse chá pode ser tomado antes das refeições sem açúcar ou com um pouco de mel.

Ainda, suas raízes possuem propriedades medicinais, auxiliando no tratamento de disfunções renais e hepáticas, dores musculares e reumatismo.

O manacá da serra (Tibouchina mutabilis) pertence à família das Melastomataceae. Pode ser encontrada desde o Espirito Santo até o Rio Grande do Sul em toda a Mata Atlântica. É uma árvore pequena da espécie heliofita, pioneira, ocorre principalmente em florestas pluvias atlântica.

Uma das diferenças é a cor das flores. As flores do Manacá-da-Serra, desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando a rosa. Já as flores do Manacá-de-Cheiro, iniciam com um tom de azul-arroxeado e com o passar do tempo, vão clareando, passando de rosa para branca.

O manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) pode passar despercebido aos olhos de muita gente no dia a dia, mas quando a árvore floresce tudo muda. O colorido das flores tem dois tons. Branco e rosa se destacam em meio à área verde de floresta e até mesmo dentro das cidades.

O manacá-da-serra possui porte de até 10 metros de altura. As folhas são lanceoladas, com tricomas (pelos), margem lisa e cinco nervuras. A inflorescência ocorre na primavera e verão, com belas flores que desabrocham brancas, podendo ter as bordas lilás, até tornarem-se totalmente lilás.

No caso dos vasos, as regas devem ser sempre regulares (2 a 3 vezes semanais) e a terra que envolve a planta deve ser trocada a cada dois anos. De acordo com Heib, o manacá-de-cheiro é uma planta que aceita muito bem as podas. O arbusto pode ser limpo após o outono, quando a planta se prepara para entrar em dormência.

UTILIZAÇÃO NA CULTURA RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA: PLANTA BATIZADA PELOS TUPIS COM O NOME MANACAN, É UTILIZADA EM CERIMÔNIAS DE INICIAÇÃO DA AYAHUASCA E TEM AÇÃO PSICOATIVA. UTILIZADA TAMBÉM PARA BANHOS DE DESCARREGO, AMACIS, LAVAGEM DE CONTAS, ASSENTAMENTOS E ORNAMENTAÇÃO.

O Pau Para Tudo é uma planta medicinal, também conhecida como Pau amargo, Quassia ou Quina, muito utilizada como tratamento natural de problemas de estômago, infecções e inflamações.

A “Cura Tudo” é recomendada para quem sofre de gastrite, úlcera, pedra nos rins, males do fígado e hepatite; má circulação, ácido úrico, varizes, reumatismo e hemorroidas. Também é vermífugo e auxilia no controle do diabetes, servindo, portanto, como emagrecedor.

O manacá-de-cheiro é muito parecido com o jasmim-do-paraguai (Brunfelsia australis). A floração ocorre na primavera e verão. É considerado um arbusto, mas com facilidade torna-se uma arvoreta, se eliminarmos as brotações que surgem das raízes, podendo atingir 3 metros de altura. Suas folhas são ovais e lisas.

A canela-de-velho possui propriedades que auxiliam muito no tratamento da artrose e no alívio dos seus sintomas. Sua ação anti-inflamatória auxilia na recuperação das cartilagens e ossos afetados e reduz a inflamação.

A árvore Manacá da Serra possui folhas verdes escuras com flores brancas que mudam sua coloração gradativamente para o rosa até atingir à tonalidade lilás. Você pode encontrar a árvore Manacá da Serra com flores das três cores simultaneamente no mesmo galho.

Ação terapêutica: antiinflamatória, anti-artrítica, analgésica, tônica e anti-ulcerogênica. Para reumatismo, artrite reumatóide, gota, dores musculares e da coluna, prostatites, nevralgias e contusões e na cicatrização de feridas externas. Forma de uso: tintura, chá, macerado em álcool, pomadas, cataplasmas.

A unha-de-gato já é utilizada na produção de anti-inflamatórios. Possui efeitos benéficos no tratamento de amigdalites, artrite, sinusite, bursite, rinite e problemas digestivos. A planta também é benéfica para o tratamento de doenças reumáticas e musculares, principalmente na terceira idade.

A dama da noite é uma planta originária das Américas, da Norte a Sul, logo é típica de climas tropicais. Com um perfume acentuado que serve para atrair polinizadores, como mariposa.