Para que serve a erva catinga-de-mulata na Umbanda?

Perguntado por: ralvim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Regularização do ciclo menstrual – O chá de catinga de mulata auxilia na regularização do ciclo menstrual da mulher, minimizando também os sintomas da tensão pré-menstrual. Problema nos Rins – Forte aliado no combate de pedra nos rins devido ao seu forte poder antioxidante. .

2 Planta herbácea ( Cleone speciosa ), da família das caparidáceas, nativa do Norte do Brasil, de caule ereto, com folhas palmadas, flores brancas ou róseas e frutos em cápsula; usada como tônica, excitante e diurética.

Comece fervendo meio litro de água e coloque três pitadas de açúcar, três sementes de girassol e três flores secas de camomila. Tome seu banho higiênico e, depois, despeje o banho de ervas, do pescoço para baixo, e reze uma oração de sua preferência, mentalizando a abertura de caminhos.

Melhores horários: banhos de limpeza devem ser feitos preferencialmente antes de dormir ou em horários que não precise desprender energia após o banho. Já os banhos expansivos são melhores no horário da manhã ou meio do dia, evitando antes de dormir.

Tanacetum vulgare L

Descrição: Tanacetum vulgare L. é um pequeno arbusto com flores amarelas, em glomérulos aproximados em espigas, conhecido pelos nomes de Catinga-de-Mulata, Atanásia, Erva-de-São-Marcos, entre outros.

A catinga-de-mulata é um arbusto ornamental que possui flores amarelas que exalam um cheiro forte e agradável, por isso ela tem esse nome popular.

O macaça tem ligação com apaziguamento dos ferros de Ògún quando de sua preparação para o assentamento, purificando-o com suas propriedades. Na medicina popular é usada para banhos contra febres de crianças.

Em casos de psoríase, furúnculos, feridas e piolhos a utilização recomendada é de forma externa, sendo passado o azeite por toda região afetada, deixando agir por alguns minutos e sendo retirado com água em abundância.

Mata branca é o significado do nome Caatinga, dado pelos índios tupi-guarani em alusão à aparência que ele toma quando a água se torna escassa. O visual de sua vegetação na época de estiagem é, na verdade, uma estratégia exemplar de sobrevivência.

Baleeira

Xangô (22/07 a 22/08) - Baleeira
Muito presente em banhos de limpeza e descarrego. Ela ajuda na abertura de caminhos de pessoas que passam por problemas e para destruir energias negativas.

Você vai precisar de: 7 Cravos da índia, punhado arruda, punhado casca alho, galho ou folhas de guiné, manjericão e alecrim. Como fazer: ferva 1,5 água, coloque as ervas mais secas, deixe no fogo por 3 minutos. Acrescente os demais itens e ferva mais 2 minutos. Abafe 20 minutos.

O Sal Grosso junto a Canela proporciona purificação facilitando a atração da prosperidade e energia física. É usado durante o banho de chuveiro dissolvendo seu conteúdo em três litros de água morna e despejando lentamente do pescoço para baixo.

Lembre-se que não adianta só jogar a erva na cabeça, devemos REZAR a erva, prepará-la, conjurá-la e programá-la para que seja feita a nossa vontade. Com isso em mente, também afirmo, pode jogar Sal, Arruda, Guiné, pode jogar o que quiser, até aquele shampoo baratinho.

"A arruda e o guiné são ervas de descarrego utilizadas para limpeza espiritual, proteção e cura energética. São conhecidas por criar um campo de força que protege contras as más energias. O manjericão e o alecrim são ervas mornas, responsáveis pela renovação, pelo equilíbrio e por restaurar nosso corpo energético.

"O banho de boldo é frequentemente utilizado para aliviar sintomas de má digestão, como gases, inchaço e azia, além de ajudar a desintoxicar o corpo e combater o cansaço físico e mental", acrescenta Yara Vieira, especialista em esoterismo do Astrocentro.

Popularmente, utilizada em banhos para parturientes, para facilitar o trabalho de parto. - Parte utilizada: toda a planta. - Indicações: antirreumático (uso externo), antidiarreico, febrífugo, anti-inflamatório, carminativo, emenagogo, tônico, contra resfriados e cólicas menstruais.

O Chá de Malva tem o poder de auxiliar no tratamento da prisão de ventre e reduzir irritações na garganta, contém ação cicatrizante, expectorante, diurética e laxante aliviando inflamações das vias respiratórias, tratando a gastrite, úlcera na boca e faringe e combate a dor de garganta reduzindo a tosse.

“A arruda é útil no tratamento de sarna humana, piolhos, assaduras, frieiras, verminoses e até problemas circulatórios como varizes e hemorroidas. Por ter em sua composição molecular substâncias que favorecem a atividade do sistema circulatório, fortalece os vasos capilares e aumenta a circulação do sangue”, explica.

Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque na estação seca, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca) que significa “mata ou floresta branca” no tupi.

Para que serve o alecrim? Pois além de sabor e aroma, tem também benefícios para a saúde. Entre eles, a melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. A planta é rica em compostos flavonoides e ácidos fenólicos que proporcionam propriedades antioxidantes.