Para que serve a entrada SPDIF?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Olha, o cabo S/PDIF é um acessório digital bastante moderno e costuma ser mais usado pra reproduzir o áudio de equipamento como aparelho de CD profissional ou reprodutor Mini Disc.

O formato S/PDIF (interface digital Sony/Philips) é definido principalmente para transmitir dados de áudio PCM, mas pode ser facilmente adaptado para transmitir dados não PCM. O princípio da transmissão de passagem S/PDIF é que um fluxo de dados não PCM pode passar por um link S/PDIF como se fosse um fluxo pcm.

SPDIF é um padrão usado para a transmissão de áudio digital. O objetivo deste pequeno conector é muito simples: ele é usado para permitir que o áudio digital seja direcionado para a saída HDMI.

S/PDIF é uma coleção de especificações de hardware e protocolo de baixo nível para transmissão de sinais digitais de áudio entre aparelhos e componentes estéreos.

Definir a saída de sinal de áudio HDMI de dispositivos ligados (AUDIO OUT) Pode definir a saída de sinal de áudio HDMI dos dispositivos de reprodução ligados ao recetor através de uma ligação HDMI. Esta operação só está disponível utilizando o painel de visualização na parte frontal do recetor.

Verifique se o cabo óptico está firmemente conectado à TV e ao sistema de som que está sendo utilizado. Tente alterar a entrada da TV para outro conteúdo. Vá para o menu da TV e selecione alto-falantes da TV ou sistema de áudio. Você pode configurá-los em sua Smart TV ou Android TV.

Para conectar um equipamento áudio através de HDMI, não servirá qualquer um dos conectores, terá de utilizar uma porta com função ARC (canal de retorno de áudio), habitualmente a porta HDMI2. Também deverá certificar-se de que tanto o cabo como o equipamento de áudio são compatíveis com ARC.

A maioria das câmeras digitais são dotadas de saída de áudio e vídeo (saída A/V). O recurso permite que fotos e vídeos armazenados na câmera ganhem destaque nas telas dos aparelhos de TV e sejam confortavelmente compartilhadas por grupos de amigos.

PCM significa Pulse-Code Modulation, Modulação por Código de Pulso, em português, uma representação digital de sinais de áudio analógicos brutos.

Dolby x DTS
A principal diferença entre os dois sistemas está no nível de compressão. O DTS consegue reproduzir taxas maiores e com mais bitrate do que o Dolby. Em discos Blu-ray, o DTS suporta arquivos com até 1,5 Mb/s, enquanto o Dolby aguenta apenas 640 kbits/s.

O Dolby TrueHD (e não Dolby Digital True HD) é similar ao DTS-HD MA, mas com um bitrate máximo menor que o do DTS-HD MA(18 Mbps). PCM, como já disseram, não possui compressão alguma. A qualidade é excelente, mas ocupa espaço em demasia.

O S-Vídeo faz isso sem perder nadinha em qualidade. A maior vantagem dele é que melhora o brilho e nitidez pra curtir filmes, séries ou deixar os gráficos dos consoles bem vivos. Adorei! Ele é um cabo principalmente pra TV, mas serve pras antenas internas, ou mesmo placas de vídeo e áudio.

Entrada S-Video
Apesar de também gerar sinal analógico, transmite imagens com qualidade um pouco superior ao do RCA, porque tem um cabo para cada tipo de imagem, um para a colorida, outro para a preta e branca, diferente do RCA, não transmite áudio, necessitando de uma entrada RCA dupla, apenas para áudio.

Conectores de vídeo
Para tanto, é necessário conectar este último à placa de vídeo. Há, basicamente, dois padrões utilizados para isso: conectores VGA (Video Graphics Array) e DVI (Digital Video Interface).

As smart TVs da LG podem ser conectadas a um dispositivo de som por meio de um cabo óptico. Os televisores da marca contam com uma saída óptica para que o áudio seja direcionado a um home theater, receiver, soundbar, entre outros aparelhos com entrada de som compatível.

Costumam ser chamadas de IN as entradas de microfone e linha e de OMNI OUT as saídas de linha dos equipamentos. Certamente, os nomes específicos perderam a sua função no momento em que o operador do sistema pode atribuir o que achar conveniente a cada entrada e saída.