Para que serve a elevação frontal?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A elevação frontal é um exercício de musculação. Este exercício é um exercício isolado que isola a flexão do ombro. Atua principalmente no deltóide anterior, com assistência do serrátil anterior, do bíceps braquial e das partes claviculares do peitoral maior.

A elevação lateral com halteres é um exercício ideal para o fortalecimento dos músculos dos ombros além de melhorar a postura do atleta. Ou seja, não é útil somente para deixar os músculos mais torneados, que servem para os exercícios que utilizam os ombros.

Elevação lateral
Comece da mesma maneira que a elevação frontal, com os braços estendidos ao longo do corpo, segurando os pesos com as mãos. Levante os braços simultaneamente para os lados do corpo, até que fiquem na altura dos ombros e retorne à posição inicial.

deltoide

Os principais músculos envolvidos durante o movimento da elevação frontal são os do deltoide, mais especificamente a porção anterior (frontal) do deltoide que realiza a ação de levantar os braços.

Deltoide anterior

Músculos trabalhados
Os principais músculos recrutados na elevação frontal com halteres são: Deltoide anterior (frontal) Deltoide medial (lateral) Serrátil (estabilizador)

Na elevação lateral o músculo mais ativado é a porção lateral do deltoide, fazendo um movimento de abdução do ombro, no frontal é porção anterior que faz o movimento de flexão do ombro.

Movimentação dos membro inferiores: há pessoas que movimentam os membros inferiores para executar a elevação frontal. Isso não deve acontecer. A elevação lateral oferece alguns problemas clássicos, entre eles onde começa e onde termina o movimento. Os braços devem iniciar o exercício ao lado do corpo e não à frente.

Se no início do movimento as palmas da sua mão estão viradas para frente ou para baixo, você está utilizando uma pegada pronada durante a execução do exercício. Caso as palmas da sua mão estejam viradas para você ou para cima no início do movimento, o exercício está sendo feito com pegada supinada.

Para que serve o exercício tríceps na polia? O tríceps pulley ou tríceps na polia é um exercício altamente eficaz para fortalecer e desenvolver a região posterior do braço que visa principalmente fortalecer e desenvolver os músculos tríceps braquiais.

Elevação Pélvica é um exercício que visa trabalhar a musculatura do glúteo. Quando bem executado, é um excelente aliado no ganho muscular da região. Além disso, essa atividade atua como um complemento para os treinamentos de posterior. Apesar de simples, o movimento requer muita atenção.

peitoral

O crucifixo leva esse nome pelo movimento simultâneo dos braços de encontro ao corpo. Pode ser feito com halteres e pode beneficiar diversas regiões do corpo. É um treino que abrange principalmente o peitoral, e se feito de maneira correta, traz bons resultados para os músculos.

“O treinamento completo e constante de ombros e trapézio auxilia na melhora da postura, na amplitude do movimento muscular, no ganho de massa magra em outras regiões do corpo, desenvolve resistência para a execução de exercícios mais complexos e evita o aparecimento de lesões ou inflamações”, aponta Mônica Marques, ...

Algumas opções de exercícios para fazer um treino de ombro completo em casa são:

  1. Flexão com pés elevados. A flexão com os pés elevados é um exercício que ajuda a trabalhar a força e a resistência dos deltoides, tríceps e bíceps. ...
  2. Elevação lateral. ...
  3. Elevação frontal. ...
  4. Prancha com elevação de braço. ...
  5. Desenvolvimento. ...
  6. Remada alta.

De forma simplista, agachamento frontal tem uma ênfase maior no quadríceps enquanto o agachamento livre, apesar de recrutar majoritariamente o quadríceps, ele recebe mais ajuda dos glúteos, posteriores e até da lombar.

Basicamente, o supino inclinado com halteres é um exercício feito para desenvolver os músculos peitorais. Seja em técnicas terapeuticas ou durante a musculação, ele trabalha a região do peito e, de quebra, movimento os braços e ombros.

O crucifixo é uma boa opção para quem busca hipertrofia ou uma maior definição do peito. Isso porque os movimentos de adução e abdução dos ombros (abrir e fechar) propostos pelo exercício têm um efeito bastante focado no principal músculo da região, o peitoral maior, contribuindo para um resultado ainda melhor.