Para que serve a delimitação de uma região?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A delimitação dos territórios tem fortes incidências na organização espacial (pela dimensão política, simbólica e material), contribuindo para rupturas e descontinuidades territoriais ou, opostamente, introduzindo elementos de continuidade e cooperação entre territórios.

Resposta. Uma região pode ser delimitada por meio de seus aspectos culturais, naturais e sociais .

Uma fronteira é uma linha física ou artificial que separa áreas geográficas e são conhecidas principalmente por serem limites políticos e separarem países. Uma fronteira também descreve a área controlada por um poder administrativo ou político.

A regionalização é importante, pois ela facilita os estudos, análises, intervenções dos poderes públicos e ações governamentais em um determinado espaço, que foi delimitado por alguns critérios, como: renda, aspectos sociais, características regionais e naturais, formação social, economia, setor econômico, dentre ...

O principal objetivo da divisão regional do Brasil é aumentar a compreensão e perspectiva da organização do território do país, e também auxiliar na implantação e gestão de políticas públicas. A divisão regional do Brasil é responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A ideia desse conceito remonta à constituição do Estado moderno e sua necessidade de determinar com total precisão os pontos do território sobre o qual ele exerce sua soberania, incluindo os seus valores constitutivos, idiomas, moeda e outros aspectos.

Limite é usado para designar a separação de dois municípios, por exemplo: o limite entre Fortaleza e Caucaia. Divisa é usada para a separação de dois Estados, por exemplo: a divisa entre Ceará e Piauí.

O conceito de limite refere-se a uma linha precisa, nitidamente definida no terreno, que, em geral, é estabelecida por meio de acordos e convenções entre os países limítrofes (que estabelecem limite ou fronteira).

O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos. De modo geral, os limites políticos dos países são determinados por traçados tanto naturais quanto artificiais.

Esse conceito define um espaço estabelecido por relações de poder e delimitado por fronteiras. O conceito de território envolve a delimitação de um espaço de relações de poder.

no caso podemos afirmar que existem diversas formas de limitar um território. pode ser através da natureza, através de florestas, desertos, matas, rios, mares, entre outros. pode ser também através da linguá de um povo, e seus respectivos hábitos. pode ainda ser delimitado conforme a cultura do povo da época.

As fronteiras políticas podem ser estabelecidas por meio de guerra, colonização ou acordos mútuos entre as entidades políticas que residem nessas áreas; a criação desses acordos é chamada de delimitação de fronteiras.

Na Constituição Federal, a fronteira é a delimitação do Estado Nacional, ou seja, espaço de atuação e jurisprudência do Brasil, compreendendo o território como área de apropriação e dominação, definido por fronteiras historicamente estabelecidas.

como estradas, muros e linhas imaginárias, e também são utilizados ou construídos com a finalidade de delimitar os territórios. As fronteiras representam mais do que uma simples divisão linear entre dois territórios distintos.

Que benefícios podem resultar da regionalização? Em primeiro lugar, a regionalização é um factor que favorece o fortalecimento do processo de democratização do País. A todos os níveis de poder, da freguesia aos órgãos de soberania, existem órgãos democraticamente eleitos.

O território tem duas funções: uma negativa, limitando entre fronteiras, a competência da autoridade política, e outra positiva, fornecendo ao Estado base de recursos materiais para ação.