Para que serve a data de validade nos produtos?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 8 votos

O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

A data de validade de um produto significa, portanto, o período em que a qualidade de um item é garantida pelo fabricante e ele pode ser consumido com segurança, desde que tenha sido armazenado em condições adequadas.

Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.

Muitas vezes pode até parecer inofensivo o consumo de um determinado alimento que esteja fora da validade quando a sua aparência é boa. Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas.

A data de validade vem impressa nas embalagens junto com outras informações, sendo comuns a data de fabricação e o lote. Para alguns produtos, há alguns fatores que influenciam a vida útil, como o manuseio e a forma de conservação – exposição ao sol, refrigeração, temperatura adequada, consumo após aberto etc.

No caso da validade vencida, o consumidor terá direito de receber gratuitamente outro produto idêntico. Também é garantida a gratuidade se o consumidor verificar preços diferentes de um produto na gôndola e na passagem pelo caixa.

Produtos fora da validade podem causar danos à saúde e não devem, em hipótese alguma, serem consumidos. Para garantir os seus direitos, é importante que você tenha em mãos a nota fiscal de compra do produto. Assim, você poderá provar que fez a compra daquele produto vencido em um determinado estabelecimento.

Prazo de validade, data de vencimento ou consumo preferencial, resumidamente, mede a vida útil de um alimento. Em outras palavras, é uma data aproximada que indica o tempo que transcorre desde o preparo do alimento até sua deterioração, quando torna-se impróprio para consumo.

Sim, comprar produtos perto do vencimento é permitido, desde que eles estejam dentro do prazo certo — só é considerado crime o comércio de produtos que passaram da data de validade, já que apresentariam um risco de saúde ao consumidor.

A validade é contada a partir da data da fabricação. A empresa pode informar na embalagem a data de fabricação e indicar o período de validade (exemplo: “Fabricado em 06/01/2020. Validade: 24 meses.”) ou colocar apenas a data de validade (exemplo: “Validade: 06/01/2022”).

Ao realizar um controle de lote e validade, você sabe exatamente a quantidade de itens em estoque, bem como se estão perto de vencer ou não. De posse destas informações, você pode criar ações e promoções específicas para que eles sejam comercializados antes de vencerem, evitando perdas e prejuízos.

De fato, ao encontrar um produto vencido no supermercado, você tem deve receber gratuitamente outro produto, porém dentro do prazo de validade. Caso o supermercado não possua o mesmo produto, deverá fornecer um similar e de igual valor.

Regras: Troca: quem encontrar um produto vencido em exposição nas prateleiras dos supermercados participantes da campanha vai ter direito a outro, dentro do prazo de validade. Mas, independente de quantos produtos o consumidor encontrar, receberá apenas uma unidade gratuitamente.

via de regra. você não é obrigado a pagar por produtos vencidos.

Alimentos refrigerados como carnes, iogurtes, leites, creme de leite, leite condensado e requeijão, por exemplo, são exemplos de produtos que não devem ser consumidos após o vencimento e suas características devem ser avaliadas mesmo quando dentro do prazo.

O departamento de ciência alimentar da universidade de Cornell, nos Estados Unidos, explica que o leite fechado pode ser consumido entre dois a cinco dias após o fim da validade. Fechado pode chegar até aos sete.

Comer ovos fora do prazo não é sinal, à partida, que estejam estragados, por isso podem ser usados para cozinhados. Só se estiverem estragados é que será problemático. A salmonela é uma das consequências. Segundo o portal, os efeitos como diarreia, vómitos e febre podem demorar entre 12 a 72 horas.