Para que serve a curva de Spee e Wilson?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A curva de Spee tem função biomecânica durante o processamento de alimentos, influenciando a taxa de cisalhamento entre os dentes posteriores e a eficiência das forças oclusais durante a mastigação. Uma curva de Spee excessiva altera o desequilíbrio muscular, causando uma oclusão funcional inadequada.

A curva de Wilson sofre variação em função dos torques que são incorporados aos braquetes e aos tubos dos dentes posteriores inferiores. Quanto mais torque negativo apresentarem os tubos molares inferiores, mais inclinação será dada à curva de Wilson, acentuando as cúspides cêntricas.

Avaliação da profundidade da curva de Spee
Esse plano de referência foi obtido com a colocação de uma placa de acrílico sobre três pontos do modelo inferior: as cúspides distovestibulares dos segundos molares direito e esquerdo, e o ponto mais evidente das bordas incisais dos incisivos centrais2,3,4,6,7,21,22.

Em anatomia, a CURVA DE SPEE é definida como a curvatura do plano oclusal mandibular, começando no pré-molar e seguindo as cúspides bucais dos dentes posteriores, continuando até o molar terminal.

Relação Cêntrica (RC) e Máxima Intercuspidação Habitual (MIH.

Se os incisivos centrais superiores ultrapassam visivelmente os inferiores, isso que é conhecido como trespasse horizontal. Você pode se preocupar com sua aparência, principalmente se tiverem descrito seus dentes da frente de forma indesejada, como "dentes de coelho".

Espaço livre de Nance é o espaçamento que surge em nossa boca a partir da erupção dos primeiros dentes molares permanentes. Geralmente ele ocorre, pois o diâmetro mésio-distal somado do grupo de caninos e pré-molares é maior do que o dos dentes que irão substituí-los.

Em uma oclusão ideal, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores ao fechar a boca, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior para que haja um perfeito encaixe ao fechar a boca.

As causas da mordida aberta prendem-se essencialmente com hábitos parafuncionais, tais como a sucção dos dedos; o uso prolongado da chupeta; a interposição da língua; roer as unhas; morder os lábios; morder lápis, canetas ou outros objetos; respiração bucal, entre outros.

Mauricio Rubiano define contatos prematuros como os que se encontra em relação cêntrica ao fechar a mandíbula. Por outro lado, as interferências oclusais apresentam-se quando os pré-molares e molares, especialmente, entram em contato durante as excursões de lateralidade, protrusiva e latero-protrusiva.

A sobremordida, ou trespasse vertical, define-se como a relação vertical entre as bordas incisais dos incisivos superiores e inferiores, apresentando-se como um aspecto importante na avaliação dos resultados do tratamento e sua estabilidade.

Um período característico deste estágio da dentadura é a fase do “patinho feio”, quando os incisivos superiores apresentam-se projetados vesti- bularmente, divergência do longo eixo de apical para incisal, sobremordida profunda e diastemas.

A curva de crescimento foi desenvolvida por meio de um mapeamento feito pela OMS, no qual ela classificou em um gráfico os diversos indivíduos. Por exemplo, há curvas que vinculam grupos de meninos conforme sua idade e peso, ou então, idade e estatura. O mesmo é feito para um grupo de meninas.

A classificação de angle é uma metodologia utilizada para fazer a avaliação da oclusão dentária de um paciente. O encaixe entre os dentes inferiores e superiores, estando bem alinhados e encaixados, pode-se dizer que a oclusão dentária está correta.

Já a oclusão mutuamente protegida é aquela que obedece aos princípios desenvolvidos por Nepola, através da confecção de rampas posteriores, que permitem os movimentos excêntricos, como os de um paciente dentado, permitindo guias de protrusão e lateralidade.

1- Função: Efetuar sobreposição de tubulações, através de seu desenho exclusivo, reduzindo emendas e garantindo a estanqueidade. 2- Aplicação: Utilizada em instalação hidráulica residencial, comercial e industrial nas tubulações de água fria, indicado para utilização em instalações sobrepostas.

Os dentes das arcadas superior e inferior trabalham em conjunto. Cada qual tem o seu antagonista, ou seja, o dente que está na mesma posição, só que na arcada contrária, assim, juntos eles cortam e maceram os alimentos para que sejam deglutidos.

Cúspides de contenção cêntrica, também denominadas cúspides de apoio, de trabalho ou de parada em cêntrica são aquelas que ocluem com fossas ou cristas marginais dos dentes antagonistas. Sendo as cúspides vestibulares dos dentes superiores e linguais dos dentes inferiores.

Dimensão Vertical de Oclusão (DVO): o comprimento da fase quando os côndilos se encontram em oclusão e mandíbula esta em relação cêntrica. Dimensão Vertical de Repouso (DVR): comprimento da face quando os dentes estão em desoclusão e a mandíbula está em posição de repouso fisiológico.

Aplicando-se o método métrico, subtraímos 3 a 4mm do valor encontrado para a DVR. Os 3 a 4mm correspondem, em média, os valores do Espaço Funcional Livre. Aplicando-se a equação: DVR –EFL=DVO, obteremos o valor da DVO.