Para que serve a costela-de-adão?

Perguntado por: asilveira5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

De acordo com eles, a planta é capaz de atrair boa sorte para os ambientes nos quais é inserida. Por isso, é fortemente recomendada no Feng Shui. Também indicam trazer essa folhagem para ambientes de baixa luminosidade (onde não há incidência da luz do sol), porque ela equilibra a escassez de luz!

Ela é uma planta super recomendada pelo feng shui, acredita-se que ela traga boa sorte, boas noticias e esperança. Ela é associada à longevidade, ou seja, os orientais acreditam que ela nos dê a sorte de uma vida longa! Ela é também utilizada para melhorar os vínculos afetivos com parentes complicados.

A costela-de-adão gosta de ambientes que recebem bastante luz, portanto, podem ficar à meia-sombra ou em locais de sol direto. Se adapta facilmente às duas condições, porém, ao trocá-la de ambiente, faça uma ambientação gradual.

Originária do México, a Costela de Adão variegata tem aspecto exuberante, com folhas grandes, com recortes incríveis nas bordas, furos no meio e cor verde escura brilhante, mesclada com verde claro.

Formas de consumir a planta da costela-de-adão
Pura é sem mistérios: basta tirar os gomos e comer.

Você pode usar um vaso com a planta no escritório, na mesa de cabeceira, na mesa de jantar, no rack da sala ou em outros móveis. Outra boa ideia é utilizar a costela-de-adão como uma forma de separar ambientes integrados, como sala de estar e de jantar.

A costela-de-adão (Monstera deliciosa) oferece tropicalidade e elegância para a decoração. Nativa do México, a espécie simboliza boa sorte e prosperidade. A planta é ideal para decorar salas, cozinhas, varandas e jardins de inverno.

Existem diferentes tipos de Costela de Adão, sendo que os mais comuns são a Monstera Deliciosa, Monstera Adansonii e Monstera Obliqua. Monstera Deliciosa: é a espécie mais popular e conhecida.

A alegoria da costela de Adão pode muito bem ser vista como símbolo de igualdade de gênero – ainda que, escrita em uma sociedade patriarcal, tenha colocado o homem como o primeiro humano a ser criado. Eva é, afinal, feita da mesma carne que seu companheiro. Tem, portanto, natureza idêntica.

Para ter frutos, a costela-de-adão precisa da mamangava
Os frutos surgem ao longo do ano, especialmente na primavera e no verão, e devem ser colhidos quando os gomos estão quase se abrindo sozinhos, momento em que ficam mais perfumados.

A Costela de Adão apresenta algumas variedades que podem ser menores ou de folhas variegadas. A Inflorescência é um espádice (que se transforma em fruto) geralmente esbranquiçado envolto por uma bráctea branca e perfumada.

Como regar sua Costela de Adão
A planta deve ser regada com cautela – ao menos duas vezes na semana no inverno e um pouco mais no verão. Você pode borrifar água nas folhas regularmente para deixá-las mais bonitas e saudáveis.

Uma Costela-de-adão conseguirá sobreviver por algum tempo dentro d'água desde que possua algum nó de onde possam brotar raízes. O ideal é que a planta fique na água só pelo tempo necessário para que suas raízes se desenvolvam e, depois, possa ser plantada em um vaso com substrato apropriado.

Elas precisam de boa drenagem e solo fresco para crescer. Uma boa dica para prolongar a vida da espécie é trocar de vaso todos os anos, para que ela possa prosperar continuamente, sempre optando por um tamanho um pouco maior.