Para que serve a compressa de água morna?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A técnica é indicada para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.

As bolsas de água quente são ideais para situações infecciosas e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado nas primeiras 48 horas. — Ela age de forma diferente da fria, aos invés de contrair os vasos, elas dilatam, aumentando o fluxo sanguíneo.

O gelo ou calor (temperatura agradável-morna) podem ser aplicados por até 20 minutos contínuos, sobre a região em tratamento. Nas extremidades do corpo como mãos e pés, devido à presença de pouca massa muscular e pouco tecido adiposo, 15 minutos é o recomendado.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

As compressas quentes e frias são tratamentos simples e eficazes para aliviar dores musculares e tratar lesões. No entanto, é importante saber quando usar cada uma delas para evitar piorar a situação. Use uma compressa quente para dores musculares, torcicolos, dores de cabeça e tendinite.

Quando usar compressas quentes
“As compressas quentes são vasodilatadoras e contribuem para a melhora da circulação. O calor também pode ser usado nos hematomas e inchaços que surgem após 48 horas da lesão. O calor tem bastante efeito na melhora dos processos inflamatórios”, comenta Walkíria.

Cerca de 5 minutos após a administração já pode-se notar os efeitos.

Compressas frias (gelo) ou quentes
São excelentes analgésicos locais e podem ajudar bastante no tratamento da dor. No caso da fria, é indicada após quedas, pancadas ou lesões nas articulações.

Encha a tigela com água quente, mas não escaldante, ao toque. Molhe a toalha na água quente, torcendo o excesso. Dobre a toalha em um quadrado e aplique na área que está com dor. Segure a toalha na pele por até 20 minutos de cada vez.

Para a compressa quente, aqueça água em uma temperatura que a pele possa suportar e aplique sobre a região dolorida. Faça a compressa por 15 a 20 minutos, de três a quatro vezes por dia.

Coloque sempre um pano entre o gelo e a pele no caso da compressa gelada. No caso da compressa quente, verifique a temperatura da água antes. É importante não as deixar em contato com a pele por mais de 25 minutos, e fazer sempre um intervalo de no mínimo 2 horas entre cada aplicação.

"O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório", afirma.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

Se a inflamação for aguda, isso dura algumas horas ou dias. A inflamação crônica ocorre quando essa resposta permanece, deixando seu corpo em constante estado de alerta. Com o tempo, tecidos e órgãos são danificados. Passar da inflamação aguda para a crônica depende de tempo, mas também do grau de abuso.

A inflamação é uma reação natural do organismo para combater um quadro de infecção ou lesão de um tecido. No processo inflamatório, ocorre dilatação dos vasos, aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos corporais para o local lesionado, podendo causar vermelhidão, dor, inchaço, dentre outros sintomas.