Para que serve a comparação?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

A comparação é uma figura de linguagem usada para descrever elementos por meio de características de outros elementos, estabelecendo uma ligação entre suas qualidades. Para isso, ela utiliza algumas expressões que explicitam a analogia feita.

A comparação (ou símile) ocorre no processo de aproximação dos elementos de universos diferentes por meio de nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.).

h) Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal. São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc.

RESUMO A metodologia comparada é um rico instrumento analítico dos sistemas educativos. Auxiliando a identificar semelhanças e diferenças, amplia o campo de análise e de compreensão da realidade nacional em face da de outros países, particularmente no campo das políticas públicas e gestão da educação.

Os adjetivos, que explicam ou restringem os significados dos substantivos, podem ser utilizados em graus comparativos e superlativos. Advérbios, por outro lado, também podem estabelecer comparações em graus, e quando expressam intensidade.

Compare-se a si mesmo
Procure prestar atenção ao seu progresso ao longo do tempo. Observe sua melhoria em relação ao que te incomoda. Se você conseguir enxergar um avanço, já tem um bom motivo para se animar. Esforce-se para olhar sempre para dentro e melhorar a cada dia, usando isso como motivação.

Ato de comparar: 1 confrontação, conferência, cotejo, confronto, acareação, colação. Paralelo estabelecido entre dois termos: 2 analogia, paralelo, paridade, semelhança.

Formas de deixar a comparação de lado

  1. Ao se perceber comparando, não permita se diminuir. Toda vez que você se pegar comparando com uma outra pessoa, se abrace e repita a si mesma as suas próprias qualidades. ...
  2. Não busque a perfeição em tudo. ...
  3. Não se cobre tanto. ...
  4. Conecte-se com o seu Plexo Solar.

A comparação é uma figura de linguagem que estabelece, de maneira explícita, a relação de semelhança entre dois ou mais elementos em algum contexto. Essa relação é estabelecida pelo uso de palavras que marquem a comparação que está sendo feita. Observe no exemplo a seguir: Esse cachorro é felpudo como um tapete macio!

quanto» são estruturas sinónimas usadas na formação do comparativo de igualdade, em que se antepõe «o advérbio tão e se pospõe a conjunção1 como ou quanto ao adjetivo» (Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2001, p.

2 Qual é o motivo por que se fala em correlação de comparação? GABARITO a Porque são necessários dois elementos / Porque um elemento não pode existir sem o outro / Porque é necessariamente uma dupla relação. / Porque a comparação exige dois elementos em relação mútua.

Que nem” é uma expressão informal consagrada, de uso corrente tanto no Brasil quanto em Portugal, “equivalente à conjunção comparativa como”, nas palavras do gramático Domingos Paschoal Cegalla.

Comparação é quando você faz um paralelo entre dois termos com sentidos diferentes. Metáfora é quando usamos uma palavra ou expressão encontrando entre elas uma relação. A diferença entre elas é que na comparação levamos pro significado contrário entre os termos, já na metáfora procuramos a semelhança.

A metáfora e comparação são de tal forma parecidas que alguns especialistas classificam exemplos de metáfora como "comparação implícita" (porque não apresenta o elemento de conexão característico da comparação) e os exemplos de comparação como "comparação explícita".

Mas afinal de contas por que nos comparamos tanto? A comparação é uma forma de nos avaliarmos, assim, no dia a dia, comparamos nosso emprego com o de conhecidos, os resultados que obtivemos na empresa com os dos colegas, e até mesmo salários. Estamos condicionados a fazer comparações o tempo todo e nem percebemos.

Segundo Patrícia, as comparações fazem com que você tome más decisões, eleva o estresse, a ansiedade e causam até depressão. A especialista lista abaixo algumas situações em que comparar-se com os outros pode ser muito perigoso: Você vê o resultado, não o esforço. Todas as escolhas geram consequências boas e ruins.