Para que serve a classificação de dados em uma planilha?

Perguntado por: rcunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Ao classificar as informações em uma planilha, é possível reorganizar os dados para localizar os valores rapidamente. É possível classificar um intervalo ou uma tabela de dados em uma ou mais colunas de dados. Por exemplo, é possível classificar os funcionários primeiro por departamento e depois por sobrenome.

Classificar e filtrar dados por cor é um excelente modo de facilitar a análise de dados e ajudar os usuários da planilha a ver os destaques e as tendências de dados instantaneamente.

Você pode classificar dados por texto (A a Z ou Z a A), números (dos menores para os maiores ou dos maiores para os menores) e datas e horas (da mais antiga para o mais nova e da mais nova para o mais antiga) em uma ou mais colunas.

A função CLASSIFICAR classifica o conteúdo de uma matriz ou intervalo. Neste exemplo, classificaremos por Região, Representante de vendas e Produto individualmente usando =CLASSIFICAR(A2:A17), com valores copiados entre as células F2, H2 e J2.

A informação deve ser classificada como pública quando ela puder ser divulgada a todos, isto é, funcionários, terceirizados, clientes, fornecedores e público em geral, sem que isso provoque impactos no negócio.

Classificação da informação

  • Confidencial (o mais alto nível de confidencialidade)
  • Restrita (médio nível de confidencialidade)
  • Uso interno (o mais baixo nível de confidencialidade)
  • Pública (todos podem ver a informação)

A validação de dados é muito útil para compartilhar uma pasta de trabalho com outros usuários e quando você deseja que os dados inseridos sejam precisos e consistentes.

Use filtros para ocultar temporariamente parte dos dados em uma tabela, para que você possa se concentrar nos dados mais importantes.

Existem seis principais métodos de classificação: as classificações supervisionadas e não supervisionadas (Supervised Classification and Unsupervised Classification), a interpretação visual (Visual Observation), as redes neurais artificiais (Artificial Neural Network), classificação baseada no conhecimento ( ...

O objetivo básico da classificação ou ordenação é facilitar o acesso aos dados, propiciando a localização rápida de uma entrada, por um programa. O interesse na ordenação se justifica assim diretamente por sua aplicação na adequação das listas (tabelas) à consulta.

A grande vantagem do uso das técnicas de Clusterização é que, ao agrupar dados similares, pode-se descrever de forma mais eficiente e eficaz as características peculiares de cada um dos grupos identificados.

Classificar a tabela

  1. Selecione uma célula nos dados.
  2. Selecione Página Inicial > Classificar e Filtrar. Ou selecione Dados > Classificar.
  3. Escolha uma opção: Classificar de A a Z: classifica a coluna selecionada em ordem crescente. Classificar de Z a A: classifica a coluna selecionada em ordem decrescente.

Classificação é um processo definido como “dividir em grupos ou classes, segundo as diferenças e semelhanças. É dispor os conceitos, segundo suas semelhanças e diferenças, em certo número de grupos metodicamente distribuídos” (PIEDADE, 1977, p.

Nas opções disponíveis pode escolher:

  1. Ordenar de A a Z – permite ordenar a coluna selecionada por ordem ascendente;
  2. Ordenar de Z a A – permite ordenar a coluna selecionada por ordem descendente;
  3. Ou uma ordenação personalizada, podendo ordenar dados nas diversas colunas aplicando os critérios de ordenação que pretender.

Como criar um banco de dados no Excel

  1. Insira os tipos de dados do seu banco. Abra o Excel e use as colunas (linhas verticais) para incluir quais os tipos de dados que serão captados e armazenados ali — esses títulos de colunas são conhecidos como nomes de campo. ...
  2. Preencha os demais campos. ...
  3. Crie uma tabela.

Em uma Tabela Dinâmica, clique na pequena seta ao lado das células Rótulos de Linha e Rótulos de Coluna. Clique em um campo na linha ou coluna que você quer classificar. em Rótulos de Linha ou Rótulos de Coluna e clique na opção de classificação desejada.

A formatação condicional facilita realçar certos valores ou tornar determinadas células fáceis de identificar. Isso altera a aparência de um intervalo de células com base em uma condição (ou critérios).

Uma Tabela Dinâmica é uma ferramenta poderosa para calcular, resumir e analisar os dados que lhe permitem ver comparações, padrões e tendências nos dados. As tabelas dinâmicas funcionam um pouco diferente dependendo da plataforma que você está usando para executar o Excel.