Para que serve a certidão positiva com efeito de negativa?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

DESCRIÇÃO: Acaso a dívida esteja com a exigibilidade suspensa será gerada uma certidão positiva com efeito de negativa, que tem o mesmo valor que uma certidão negativa de débitos, ou seja, é um documento que serve para comprovar a regularidade do contribuinte.

O que é uma certidão positiva de débitos? As duas certidões partem do mesmo conceito, então, como o próprio nome já diz, a CPD, ou certidão positiva de débitos comprova a existência de dívidas ou irregularidades fiscais em nome de pessoas físicas ou jurídicas, que impedem a emissão das certidões negativas.

O documento confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome da Pessoa Jurídica ou Física, também serve para bem. Normalmente, as certidões negativas são requeridas em processos de licitação, de concorrência, de cadastro ou homologações perante a fornecedores, bancos e empréstimos.

Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos (CPEND): quando a pessoa ou imóvel possui dívidas, mas que estão suspensas (parceladas, por exemplo); Certidão Positiva de Débitos (CPD): quando existem pendências fiscais, como dívidas ou falta da entrega de declarações.

O pedido de certidão positiva com efeito de negativa poderá ser feito conforme modelo abaixo, a ser protocolada com os respectivos documentos em pdf no endereço eletrônico pge-cepenfiscal@sp.gov.br, conforme regulamentado pela Portaria SubGCTF nº 20/2021.

A certidão tem prazo de validade de 30 (trinta) dias, contados da data de emissão que constar no carimbo do cartório. Este prazo está previsto no decreto 93.240/86, que regulamenta a Lei Federal 7.433/85.

A certidão será liberada automaticamente de 2 a 5 dias após a regularização das pendências. Se a certidão não for automaticamente liberada ou depender de comprovação de algum fato (medida judicial, por exemplo), solicite a liberação manual à Receita Federal, por meio de processo digital.

Resposta: Para Certidões Negativas, o prazo é de 10 dias (Parágrafo único do Art.

Kátia Evangelista. Em ambas as perguntas a resposta é sim, você tanto pode comprar quanto vender um imóvel inscrito na dívida ativa. Porém nenhuma das ações é recomendada, ainda que a dívida não esteja ligada diretamente ao imóvel, pela possibilidade de transtornos futuros.

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é o documento que comprova a regularidade fiscal de Pessoa Física, Jurídica ou de Imóvel Rural perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins, expedida conjuntamente pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), ...

A certidão positiva de propriedade retrata que determinada pessoa (física ou jurídica) tem imóveis registrados em seu nome no Cartório. As certidões podem ser pesquisadas e solicitadas nos Cartórios de Registro de Imóveis.

Quando você solicita uma certidão a um órgão público, ela pode vir negativa ou positiva. A negativa, como você já sabe, comprova que a sua empresa não tem pendências financeiras com aquele órgão. Já a positiva indica o contrário — que há dívidas em aberto e que, portanto, a situação da empresa não é regular.

Veja abaixo as principais declarações e para que serve cada uma delas.

  • Certidão de regularidade fiscal (CND) ...
  • Certidão do FGTS – Caixa Econômica Federal. ...
  • Certidão do INSS – Previdência Social. ...
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. ...
  • Comprovante de Situação Cadastral no CPF. ...
  • Comprovante de Situação Cadastral CNPJ.

Essa certidão pode custar entre 50 e 60 reais, podendo chegar até 150 reais dependendo do município onde o bem está localizado.

Você pode descobrir se tem alguma pendência com a Receita Federal sem precisar sair de casa! Como? Acessando o Portal e-CAC pela internet. Basta abrir uma página web e digitar https://cav.receita.fazenda.gov.br - sem o www no início - e preencher os campos em branco com o seu CPF ou CNPJ.

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento que tem como objetivo comprovar que uma pessoa, empresa ou bem (carro, imóvel, terreno etc.) não possui débitos junto aos órgãos públicos e que não existem ações civis, criminais ou federais.

  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Consultar Dívida Ativa".
  2. Selecione uma das abas referentes à natureza da dívida que tem interesse em consultar: "Dívida Não Previdenciária", "Dívida Previdenciária" ou "Dívida FGTS".

É possível realizar a consulta dos débitos pendentes diretamente no Portal do Empreendedor. Basta acessar a área de “Serviços” e “Pague a contribuição mensal”.

Acesse o portal REGULARIZE e clique em Negociar Dívida > Acesso ao Sistema de Negociações. Na tela inicial do sistema, clique no menu Adesão > Parcelamento. Clique em Avançar e, em seguida, selecione a modalidade de parcelamento que tem interesse.

A Lei de Registros Publicos (Lei n. 6.015 /1973), que visa resguardar a autenticidade, segurança e eficácia dos negócios jurídicos, veda a duplicidade de registros de nascimento.

O que é? A Certidão Positiva de Propriedade de Veículo Automotor é um documento informativo que comprova a existência de veículos registrados em todo o país em nome de uma determinada pessoa física ou jurídica.