Para que serve a cera de carnaúba para madeira?

Perguntado por: evarela3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A cera para madeira de carnaúba beneficia a madeira pela sua hidratação, restauração, impermeabilização, realçando sua cor natural. Além disso, é resistente à penetração de líquidos, e sujeiras, tornando a limpeza mais prática e fácil.

Primeiro precisamos entender quando pensamos em conservação da madeira, utilizar o verniz é a melhor forma de manter seus cuidados, além de proteger a peça e criar um aspecto mais bonito.

Pronto, sua pintura está protegida por até seis meses ou por até 20 lavagens realizadas com sabão neutro. Cada lata da Cera de Carnaúba Automotiva DryWash dura cerca de dez aplicações, dependendo do tamanho do veículo e da forma como o produto é aplicado.

cera de carnaúba

Qual a melhor cera de madeira para móveis? Uma das ceras indicadas para móveis é a de carnaúba. A cera de carnaúba também pode ser encontrada em produtos voltados para acabamentos e proteção de pisos, móveis e automóveis.

MeghCare SEW 350: Cera éster de origem vegetal derivada do arroz historicamente utilizada como substituta à Cera de Carnaúba em aplicações cosméticas como batons, balms, maquiagens, protetores solares e etc.

cera de carnaúba

Em móveis de madeira, a mais indicada é a cera de carnaúba; já a cera para piso de madeira deve ser a cera líquida com indicação para esse tipo de piso (geralmente, a embalagem indica a possibilidade de aplicação em laminados, tacos e outros pisos de madeira).

Sua cera não é perecível e sua retirada ocorre para a fabricação de cosméticos, plásticos, papel carbono, tintas, chips, códigos de barra, assim como era muito utilizada na produção de discos de vinil e baterias. Produtos como lubrificantes, impermeabilizantes e vernizes também são feitos a partir de cera de carnaúba.

Stain ou Impregnantes
Por impregnar na madeira, é um acabamento que a torna extremamente impermeabilizada. De fácil aplicação e manutenção, o stain não trinca, porque é absorvido pela madeira e não forma uma camada de filme de proteção. Seus usos são similares aos vernizes, sendo muito utilizados em decks também.

Use cera ou óleo periodicamente
Há produtos feitos de cera e óleo específicos para o uso em madeira. Eles ajudam a hidratar as peças, ajudando na conservação. Para as madeiras mais escuras, o ideal é óleo de peroba. Já as mais claras podem ser manchadas por esse produto e o melhor é utilizar cera incolor pastosa.

A melhor forma de evitar uma infestação de cupins é proteger a madeira com produtos específicos, como o Penetrol Cupim. Este produto tem ação inseticida é de fácil aplicação e seca completamente em 24 horas, permitindo tratamentos posteriores como pintura ou envernizamento.

A Cera de Carnaúba Tipo 1 é originada das folhas do olho da carnaubeira é a mais clara e possui um tom bastante amarelado. A cera é utilizada para elaboração de ceras de assoalhos, emulsões, etc. Muito utilizada para fabricação de ceras para aplicação em móveis.

A de Abelha tem o ponto de fusão entre 61 e 65°C, enquanto a cera de carnaúba tem ponto de fusão entre 80 e 86°C, portanto você deverá usar menos Carnaúba para obter a mesma dureza que usando a Cera de Abelha.

Aplicar uma camada fina de Emulsão de Cera de Carnaúba Concentrada KREIDEZEIT, diluída com água na proporção de 1:2, com um pano macio e que não liberte pêlos ou com um pincel largo e macio. Em pavimentos ou superfícies de trabalho muito desgastadas, repetir este tratamento em intervalos maiores.

Se a sua porta não tiver tratamento, é aconselhável aplicar produtos selantes para impermeabilizar e evitar danos à porta no caso de temporais. . Utilizar verniz fosco ou brilhante sempre é uma boa pedida para dar o acabamento perfeito.

Para passar a cera sobre a madeira o melhor é usar cera em pasta. Antes de começar a aplicação devemos comprovar o estado da madeira, que deverá estar bem lixada, limpa e sem poeira. Quando estiver tudo pronto, passaremos a cera com a ajuda de um pano limpo que não solte fiapos.

A dica é: esfregue o pano como se estivesse lustrando cera. Trabalhe até que a superfície da madeira esteja 'seca': deve ser difícil perceber qualquer oleosidade. É importante dar atenção a esta etapa porque o excesso de óleo não seca e fica pegajoso.

Existem duas formas de extração de cera de carnaúba, a artesanal que se classifica em três tipos: amarela ou cera olho, arenosa e gorda, e a industrial que também possui três tipos: Um, Três e Quatro.

ela é uma cera que protege a madeira mas é claro que ela meio que ressalta a cor natural da madeira pelo que eu não ter.