Para que serve a casca do ovo?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

A casca de ovo é rica em cálcio tanto quanto sua gema e clara. Por causa disso, vale a pena usá-la como suplemento alimentar se estiver precisando de um reforço neste mineral. A dica é fazer farinha de casca de ovo, lavando na água, assando e depois triturando até virar um pó.

Ferver cascas de ovo no café (algo que vem sendo feito há séculos) ajudará a reduzir o sabor amargo. Lembre-se de lavar bem a casca e coar o café para não comer nenhum pedaço. Os animais de corpo mole, como lesmas e caracóis, não passarão por cima dos pedaços afiados das cascas de ovo.

Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente. Já naquelas que pedem o oposto, ou seja, o solo alcalino, como pimentão, tomate, brincos-de-princesa e Azevinho, usamos até três colheres.

Consuma as cascas de ovos
Você sabe que pode comer o ovo, mas sabia que também pode comer a casca do ovo? Sim você pode! Basta assá-las e depois moê-las para criar um pó fino. Depois disso, você pode jogar o pó em qualquer bebida para potencializar a ingestão de cálcio.

A casca de ovo é um componente bastante utilizado como adubo por ser rico em cálcio, um macronutriente importante para o desenvolvimento saudável de uma planta. “A presença de cálcio contribui para o crescimento das raízes, ajuda na absorção de molibdênio e outros micronutrientes”, explica Tati.

Cascas de ovos contêm proteínas, magnésio, selênio, estrôncio e inúmeros outros compostos para ajudar a aumentar seus ossos e articulações. Consumir tão pouco quanto uma colher de sopa de cascas de ovo em pó por semana pode impedir que você tenha que tomar um suplemento de cálcio.

Pode comer a casca do ovo? Por incrível que pareça, sim, a gente pode comer a casca do ovo cozido. Essa não é uma prática muito comum por aqui, mas não há problema algum em fazer isso — sempre consultando, é claro, um nutricionista. A única dica é: faça uma boa higienização da casca caso você pretenda consumi-la.

A conversão é viabilizada a partir da realização de um tratamento térmico, chamado calcinação, onde a casca de ovo é submetida a uma temperatura de 850ºC durante uma hora e meia. Durante a calcinação uma reação química ocorre e gás carbônico é liberado, gerando assim, o óxido de cálcio.

Comer a casca do ovo cru, sem higienizar ou guardar casca de ovos de vários dias para fazer a farinha podem resultar em infecções, principalmente pela bactéria salmonella.

Então, se você quer entender se comer ovo cru faz mal, saiba que há, sim, o risco de sofrer uma contaminação. Conhecida como “doença do ovo”, a intoxicação alimentar causada pela bactéria provoca sintomas como cólicas, vômitos, diarreia forte e febre.

Para armazenar ovos com casca, a dica é secá-los com um papel toalha assim que eles forem removidos do recipiente com água fria. Remova o máximo de umidade que conseguir e, depois, é só colocá-los diretamente em um pote e levar para a geladeira.

Uma colher de chá de casca de ovo batida no liquidificador com água é suficiente para um vasinho pequeno, e conforme aumenta o tamanho do vaso, aumenta a quantidade”, explica a empresária do ramo de floricultura e jardinagem.

A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito através do processo de compostagem. O engenheiro agrônomo Gastão Goulart, do Plantão Técnico da Emater-MG, é um entusiasta do sistema de compostagem.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem.

Portanto, é a membrana do ovo a principal fonte de colágeno, sendo assim os benefícios do ovo são potencializados. Foram encontrados na membrana dois tipos da proteína: colágeno tipo I e tipo V. O primeiro é o mais encontrado no corpo, presente no tecido cicatricial, pele, tendões, parede das artérias e ossos.

Comece lavando a pele com água morna e seque bem o rosto com uma toalha macia. Em seguida, aplique uma fina camada de clara de ovo e deixe secar. Depois, retire a camada de clara de ovo e lave o rosto com água fria.

misture três colheres de sopa da casca de ovos com uma clara. Aplique a máscara no rosto limpo e aguarde cerca de 15 minutos. Essa mistura ajuda a fechar os poros, minimiza a oleosidade e traz firmeza à pele; misture a borra do seu café matinal com quatro colheres da farinha da casca do ovo.

Reza a lenda que a espada-de-são-jorge tem o poder de espantar o mau-olhado e deixar fluir as boas energias na casa.

Um deles, por exemplo, é o uso de uma simples casca de ovo. Colocada nos canteiros, de forma bem visível, funcionam como espantalhos para as borboletas, que ao verem os ovos evitam o ambiente, pois acreditam que as mesmas sejam de pássaros, predadores das lagartas.

A farinha de casca de ovo nada mais é do que as cascas de ovos higienizadas e trituradas até formarem um pó. Essa parte do alimento é ótima fonte de cálcio, sendo 95% de carbonato de cálcio — substância usada como antiácido para aliviar dores de estômago, azia e indigestão.