Para que serve a casca do coqueiro?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A casca do coco, além de constituir uma fonte natural de fibra e pó, tem outras utilidades (Figura 1): como condicionador de solo, pode ser colocada em covas de plantio do coqueiro para retenção de umidade; e como fonte alternativa de combustível, em substituição a outras fontes vegetais tradicionais altamente ...

Fornecendo fibras e bactericida com propriedades analgésicas e antivirais.

Hidrata e repõe uma série de sais minerais, como o potássio. É uma boa após a prática de atividade física.

O coco inteiro pode ser retirado da casca com uma colher ou faca, apenas tome cuidado, pois ele pode estar difícil de sair: uma dica é deixá-lo no fogo por alguns minutos para ajudar a soltar a "carne" da casca. Depois é só degustar ele puro ou em receitas.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

Suas folhas são usadas para confecção de variados artesanatos; além de servir para a cobertura de casas e cabanas das populações ribeirinhas, das diversas cidades brasileiras. Seu caule é usado para a sustentação de pequenas obras, construção de pequenas cabanas e canoas, em diversas regiões.

Coco

  • Doenças Foliares. Helmintosporiose. Queima das folhas. Lixa-pequena. Lixa-grande.
  • Anomalias.
  • Doenças Letais.

Sem dúvidas, o coqueiro para casa é uma típica planta ornamental para pessoas que não têm muito tempo de sobra, mas não querem abrir mão da beleza natural. Sem contar que ainda oferece um clima de paz e relaxamento aos ambientes internos e externos da casa.

A casca do coco amarelo se apresentou como potente agente bioredutor, principalmente com aldeídos e algumas cetonas. Experimentos encontram-se em desenvolvimento para otimizar as reações obtidas e testes com outros substratos.

Sua alta capacidade de retenção e água e nutrientes confere ao pó da casca de coco a capacidade de ser um excelente meio físico para o cultivo hidropônico de várias espécies vegetais. O endocarpo ou “quenga” é amplamente usado na fabricação de bijuterias, bolsas, botões e artesanatos em geral.

Por ser rico em fibras, o coco contribui também para um bom funcionamento do intestino. É um potente antimicrobiano, antioxidante, anti-hipertensivo e anti-inflamatório.

Sua ingestão pode auxiliar no funcionamento do intestino, além de dar sensação de saciedade. A insulina é uma gordura que costuma ficar alocada em nossa região abdominal e é muito nociva para nossa saúde. Ingerindo o coco seco, suas fibras evitam a produção excessiva dessa gordura.

Maria Urbana salienta que, na indústria, a casca de coco tem potencial como matéria prima na lâmina de colchão, cadeiras para escritório, mantas para filtro, isolamento acústico, palmilhas, vasos e artesanatos.

Melhora o funcionamento do intestino
As fibras presentes tanto na polpa quanto na água de coco ajudam também a regular o trânsito intestinal, sendo indicada para melhorar o funcionamento do intestino e recomendada para pacientes com gastrite, colite e úlcera.

É possível usar a casca do coco seco para fazer uma linda tigela, ou até mesmo um copo para carregar na bolsa! Para deixar a tigela pronta para o uso, é ainda mais simples. Retire toda a água do coco (e beba!). Limpe a parte externa do alimento, tirando todos os fiapos com o auxílio de uma faca ou tesoura.

Casca de coco (Quega)
A recuperação do resíduo da casca do coco (endocarpo) ou também conhecida popularmente como "quenga" é transformado em substrato para plantas, sendo utilizado in natura ou em combinação com o chips de coco, principalmente em cultivos de orquídea.

O suco de fruta ou a água de coco podem ser consumidos pelos diabéticos desde que façam parte de uma dieta saudável e equilibrada”, finaliza. Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

Segundo informações do Viva Bem, da Uol, confira quais chás podem auxiliar contra a infecção urinaria:

  1. Chá de cabelo de milho: ...
  2. Chá de uva-ursina: ...
  3. Chá de hidraste: ...
  4. Chá de dente-de-leão: ...
  5. Chá de hortelã: ...
  6. Chá de cúrcuma: ...
  7. 5 MELHORES CHÁS DIURÉTICOS para INCHAÇO e RETENÇÃO de LÍQUIDO:

Antes de tudo é importante lembrar que os chás para dormir não nos fazem desmaiar. Eles são ótimos para induzir e melhorar a qualidade do sono, com alguns sendo mais fortes do que outros.

Por auxiliar na desintoxicação do fígado e intestino, o que já garante uma melhora na saúde da pele, a água de coco ajuda no controle da oleosidade do corpo, combate o envelhecimento precoce, garantindo uma maior hidratação e um aspecto mais saudável.