Para que serve a casca da castanha?

Perguntado por: mramires7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A Casca de Castanha do Pará possui compostos nutricionais essenciais para o desenvolvimento da planta, como macronutrientes e micronutrientes. O substrato de castanha do pará têm múltipla aplicação, podendo ser usado em orquídeas, vasos de planta em geral, hortas, pomares, etc...

Fortalece o sistema imunológico: pois contém zinco, e as vitaminas A e E; Up no seu bem-estar: o zinco em sua composição ajuda a prevenir ou amenizar sintomas de depressão; Mantém a pele bonita e saudável: e o mesmo efeito também favorece o cabelo e as unhas.

Cerca de 65% da composição do Líquido da Casca de Castanha de Caju (LCC) é formada por ácidos anacárdicos, uma classe de substâncias com atividade antioxidante e antimicrobiana e alguns estudos mostram potencial de ação antitumoral e antiparasitária (veja no fim da matéria).

O chá de Castanha da Índia é ótimo para quem busca uma alimentação natural e saudável. Como fazer o Chá de Castanha da Índia: Usar uma colher de sopa (de 5 a 10 gramas) para um litro de água quente. Ferver de 5 a 10 minutos.

Deve-se consumir de 2 a 3 xícaras de chá por dia, sem adicionar açúcar ou adoçantes. Modo de preparo: Colocar a água para aquece e, após levantar fervura, desligar o fogo e adicionar as folhas de castanha, deixando a mistura repousar por cerca de 20 minutos. em seguida, coar e beber.

A casca do fruto (parte do ouriço) e o “umbigo” (opérculo) foram indicados no controle do colesterol, diabetes e prevenção de doenças do coração. Para o preparo é recomendado colocar cinco umbigos dentro de uma garrafa com dois litros de água durante três dias, deixar na geladeira e tomar de duas a três vezes por dia.

Favorece a saúde cardiovascular e cerebral
O mix de gorduras boas, ômega-3, selênio, vitamina E, entre outros nutrientes da castanha, ajuda a diminuir a pressão arterial e a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Tudo isso contribui na redução dos riscos de infarto e outros problemas do coração.

Ela propõe a fabricação de pequenos blocos aromatizados (briquetes) e ecopisos a partir dos resíduos da castanha-do-pará. “A ideia é utilizar os briquetes em fornos de padarias, pizzarias e restaurantes, em substituição ao carvão e à madeira”, explica.

Casca concentra nutrientes
As quantidades de nutrientes variam de acordo com o tipo de vegetal. No entanto, de um modo geral, os alimentos com casca contêm quantidades maiores de vitaminas, minerais e outros compostos benéficos, em comparação com os alimentos sem cascas.

Castanha de Baru

Castanha de Baru
Ela possui alta taxa de nutrientes com propriedades antioxidantes como a vitamina E e o zinco. Ela ajuda a combater o risco de outras doenças além das cardiovasculares, como Alzheimer, diabetes, obesidade e câncer.

O melhor horário seria nos lanches. Você pode consumi-las juntos com alguma fruta, por exemplo. E a quantidade não deve ultrapassar 1 colher de sopa rasa por dia, a castanha do pará é recomendado o consumo de até 2 unidades por dia devido ao seu alto teor de selênio.

A castanha-do-Pará contribui para a prevenção do câncer, pois é capaz de neutralizar a presença dos radicais livres. Os nutrientes dessa castanha também auxiliam no controle do colesterol ruim (LDL), reduzindo o nível de triglicerídios e abaixando a pressão arterial.

O principal motivo desse preço tão alto pode ser entendido pelo processamento, logística e interesse do mercado externo. Os supermercados nacionais não apresentam demanda suficiente para conseguir contratos lucrativos com os melhores beneficiadores. Uma vez que vender para o exterior é mais vantajoso aos produtores.

O xerém é uma ótima opção para ser utilizada em receitas de pães, bolos e biscoitos. Para comer junto com frutas, iogurtes, granolas e como cobertura para sorvetes, várias sobremesas, açaí, e mais. Polvilhe sobre bolos, salada e use como ingrediente em diversas receitas.

Remédios para circulação mais usados

  1. Anticoagulantes. Os anticoagulantes são muito prescritos para tratar problemas de circulação e existem diversos tipos disponíveis nas farmácias. ...
  2. Aspirina. ...
  3. Diosmina + hesperidina. ...
  4. Varicell. ...
  5. Antistax. ...
  6. Novarrutina. ...
  7. Losartana potássica.

Protege o coração. Para a saúde do coração, alimentos ricos em ômega-3 e demais gorduras boas são muito benéficos. Dessa forma, ajudam na redução da pressão arterial, evitando problemas como o infarto.

A Castanha da Índia é contraindicada em caso de insuficiência hepática, mas não é o seu caso. Você poderá fazer o uso da Castanha da Índia, e se quiser, poderá associar ao Hamamelis, que tem uma ação boa também para problemas de varizes.

Quem não pode tomar. O uso da castanha da Índia não é recomendado para crianças, adolescentes menores de 18 anos e para mulheres grávidas sem a indicação de um profissional de saúde habilitado. Além disso, não é indicado para pessoas que tenham hipersensibilidade à escina (componente da Castanha da índia).

As castanhas podem ser consumidas diariamente, em pequenas proporções, tanto na forma natural - que são deliciosas - como servidas com frutas, iogurtes e até no meio de receitas salgadas, como a farofa por exemplo. Elas são ótimas aliadas da dieta, pois são ricas em fibras, proteínas e dão sensação de saciedade.

No caso da castanha-da-índia em pó, o consumo pode ser em forma de chá – uma xícara por duas vezes ao dia, após as refeições.

O Chá de Castanha da Índia ajuda no combate da má circulação, ajuda no emagrecimento, auxilia no tratamento de doenças dermatológicas favorecendo a cicatrização de feridas e regula os níveis de colesterol.