Para que serve a bolsa de gelo?

Perguntado por: dhernandes6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Usar uma compressa de gelo pode ajudar em diversos casos como traumas nos membros inferiores, entorses, dores no joelhos e nos tornozelos. O gelo em contato com a pele diminui o fluxo sanguíneo da região afetada, ajudando a desinchar o local. Ele ainda tem potente efeito analgésico.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão. Em casos de lesões agudas (geralmente até 72h), como entorses de tornozelo, quanto mais rápido o uso do gelo melhor.

A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

“A imersão em gelo para os atletas faz parte do processo que chamamos de recovery, que é a recuperação após o exercício. Ela contrai os vasos sanguíneos e diminui a circulação, atuando como agente analgésico e anti-inflamatório. Desta forma, o atleta pode prevenir possíveis dores e lesões”, fala Natália.

Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Não deve fazer a compressa antes de dormir, pois pode adormecer com o gelo – a queimadura é grave.

O gelo é um anti-inflamatório natural, logo é indicado para amenizar inflamações logo após um trauma local, acidentes que possam causar edemas ou hematomas, como pancadas e torções. Isso porque a temperatura fria contrai e diminui o fluxo de fluidos.

"O gelo é um potente anti-inflamatório, é vasoconstritor e analgésico. Quando em contato com a pele, seja através de água gelada ou recipiente com gelo mesmo, há uma redução dos poros imediata por contração. Em pacientes que têm a pele muito reativa e sensível há uma vasoconstrição, diminuindo a vermelhidão."

Funciona basicamente assim: o contato com o gelo, ou com a água muito gelada, contrai os vasos sanguíneos e diminui a circulação, atuando como agente analgésico e antiinflamatório.

Compressas de gelo podem ser aplicadas no joelho como forma de tratamento para qualquer lesão ou doença que evolua com processo inflamatório. Contusões, entorses e doenças inflamatórias são as indicações mais comuns. O uso de gelo no joelho também é muito importante após cirurgias.

O gelo também age como analgésico, por isso é bastante utilizado em esportes de impacto. A compressa fria deve ser utilizada, preferencialmente, três vezes ao dia durante aproximadamente 20 minutos, fala.

Existem algumas precauções que devem ser adotadas quando da utilização de gelo, como evitar regiões com grandes nervos superficiais (por exemplo, no lado externo do joelho junto à cabeça do osso da fíbula), regiões sensíveis como extremidades de mãos e pés, e nunca dormir com uma bolsa de gelo junto a qualquer parte do ...

Já a compressa de água quente é excelente no tratamento dos quadros inflamatórios, onde existe a formação de pus, em dores fisiológicas, como a cólica menstrual ou intestinal e no tratamento de hematomas após as primeiras 48 horas.

Para que as queimaduras não aconteçam, o indicado é envolver a bolsa gelada em uma toalha e somente depois colocá-la na região lesionada. Mantenha a bolsa pressionada sob o local por mais ou menos 15 minutos, dependendo do quão lesionado estiver.

Para realizar um tratamento de autocuidado para a ciática, você pode: Aplicar gelo e/ou compressas quentes. Primeiro, use compressas de gelo para reduzir a dor e o inchaço. Aplique compressas de gelo ou um saco de legumes congelados enrolados em uma toalha na área afetada.

O uso indevido do gelo em dores musculares, por exemplo, pode piorar a contratura. Isso acontece porque a baixa temperatura faz os músculos se contraírem ainda mais, aumentando a dor.