Para que serve a aração da terra?

Perguntado por: gpereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

A aração, a escarificação e a gradagem são práticas usadas na agricultura, teoricamente, para descompactar e preparar o solo para a semeadura de soja, de trigo, de milho e de outros grãos.

Aração – como o próprio nome sugere, a aração é o método de arar ou revirar as camadas da terra levando para baixo os conteúdos que estavam em cima, e vice-versa. Esse processo é vital para aumentar o nível de oxigenação de toda a matéria orgânica presente no solo e é especialmente usado em regiões de clima temperado.

É deixar de lado crenças e superstições inúteis.

Tipos de arado

  • Manual.
  • Cunha simples.
  • Aivecas.
  • Arado de discos rotativos.
  • Grade aradora.

A aração do solo é uma técnica de inversão das camadas do solo para que aumente os níveis de oxidação da matéria orgânica. O preparo secundário do solo visa complementar a atividade de arado, utilizando implementos de gradagem.

Os arados são implementos que atuam no preparo do solo e servem para arar e descompactar a terra para o cultivo das plantas.

Inicialmente é feita a gradagem do terreno com grade aradora intermediária ou com grade leve, dependendo da quantidade de plantas daninhas, dos restos culturais e do teor de umidade do solo. Depois de 10 dias ou mais da gradagem, é realizada a aração com arado de aiveca ou de disco.

Por isso, o uso do arado é importante para que o solo fique mais solto. Assim permitindo que as raízes das plantas se infiltrem com mais facilidade, o que possibilita a absorção de mais nutrientes. Sua serventia também é importante em regiões onde o frio prevalece, uma vez que seu processo torna o solo mais quente.

É o mesmo que lavrar a terra. O agricultor, usando um arado, faz o revolvimento das camadas a uma profundidade de 20 centímetros, aproximadamente. A aração ajuda a melhorar os níveis de oxigenação da matéria orgânica, o que faz bem às plantas cultivadas.

A aração profunda pode auxiliar na incorporação dos corretivos e melhorar o ambiente para o crescimento das raízes. Por isso, o preparo do solo com arado de aiveca, que consegue revolver o solo a profundidades até 40 a 45 centímetros, pode promover ganhos em produtividade.

62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

apto para o Reino de Deus." - Lucas 9:62.

substantivo masculino Ferramenta agrícola usada no preparo da terra que vai ser plantada. O arado escava, corta e revolve o solo para afrouxá-lo. A maior parte dos alimentos do homem vem de plantações feitas em campos arados e dos animais, os quais se alimentaram dessas plantações.

Aração. Esta técnica de preparo consiste na inversão de camadas do solo, atuando normalmente em até 20cm de profundidade. Sua função é romper a estrutura do solo, podendo ser feita por implementos agrícolas chamados de arados.

Antigamente e, ainda hoje, em lugares mais remotos, puxado por junta de bois, por burros ou mulas, abrindo apenas um sulco. Na agricultura moderna, o arado é puxado por tratores, com várias dimensões, abrindo muitos sulcos ao mesmo tempo.

Gradagem é a etapa de preparação do solo para cultivo agrícola posterior à aração. Após a aração, o solo ainda poderá conter muitos torrões, o que dificultaria a emergência das sementes e o estabelecimento das culturas.

A aragem e gradagem é uma preparação da terra necessária para que os agricultores possam ter um solo mais favorável à plantação.

Areje a terra do seu jardim
Pegue uma furadeira sem fio e perfure a terra, depois preencha parte desses buracos com rochas menores e deixe o resto vazio para que eles se preencham naturalmente. Esses buracos ajudarão a oxigenar a área das raízes.

1. Lavrar (a terra) com arado ou charrua. 2. [Figurado] Ferir, cortar.