Para que serve a ameixa da Caatinga?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Também chamada de ameixa-da-caatinga e similar ao umbu, é uma fruta tipicamente da Caatinga. Ela contém propriedades de ação diurética, ou seja, que estimulam a produção de urina, bem como depurativa, adstringente, hemorroidal e mais.

Informações e Benefícios: Este chá é fonte de vitamina A e C, e dessa forma ele fortalece o sistema imunológico, ajuda a diminuir os níveis de mau colesterol, combate a anemia, arteriosclerose, bronquite, resfriado, tosse e rouquidão.

Combate os problemas de pele, reduzindo inflamações e atuando também na prevenção. Atua como antioxidante, neutralizando as toxinas prejudiciais e combatendo aos radicais livres do corpo. O extrato das folhas melhora o sistema imunológico, combatendo várias doenças e aumentando a perspectiva de vida.

Resumo. A catingueira (P. pyramidalis) é uma espécie arbórea endêmica da região Nordeste do Brasil, encontrada principalmente na região da Caatinga. Sua uso popular (chá) ajuda no tratamento da gastrite, indigestão, dor de estômago, tosse, etc..

Contém minerais como magnésio, potássio, ferro, zinco, cálcio e fósforo. Portanto, beneficia também a visão, o sistema imunológico, e o fortalecimento ósseo. Quer mais motivos para consumir ameixa diariamente? Ela ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol, previne a anemia e auxilia a perda de peso.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

Consuma a bebida antes de dormir para que, no dia seguinte, você consiga sentir os benefícios.

Ameixas são versáteis, podem ser consumidas ao natural, ou entrar no preparo de sucos e vitaminas, na salada de frutas, no preparo de compotas, mousses e gelatinas. Elas são bem-vindas em qualquer refeição do dia, no café da manhã, nos lanches, e como uma sobremesa saudável após as refeições principais.

Chá de ameixa seca
Espere esfriar e sirva coado. O ideal é ingerir em jejum.

Colocar as ameixas secas e a água numa panela e levar ao fogo médio para ferver por cerca de 5 a 7 minutos. Deixar amornar, coar e beber em jejum. Para ajudar a combater a prisão de ventre, pode-se tomar a água de ameixa por até 3 dias seguidos. Para bebês, pode-se oferecer o chá de ameixa a partir dos 6 meses.

A ameixa seca pode ser consumida pura ou ser adicionada ao iogurte juntamente com a aveia e os cereais, além de também poder ser usada para fazer sucos naturais, geleia ou molho para carnes.

Como fazer Água de Ameixa
Coloca as três ameixa no copo de água e deixa de um dia pro outro na geladeira. No dia seguinte bebe a água.

Quais são os tipos de ameixa? Dentre os tipos de ameixa existentes na natureza, as mais conhecidas e que merecem grande destaque são a ameixa amarela, a ameixa preta, a ameixa verde e a ameixa vermelha. A fruta, por sua vez, pode ser encontradas nas versões in natura ou seca.

Mas o chá das folhas da planta também pode ser ingerido. Alguns estudos mostram, inclusive, que o extrato das folhas de goiaba apresenta benefícios que, por similaridade, podem ser encontrados no chá, como alívio de cólicas menstruais e controle do açúcar e do colesterol no sangue.

29/11/2012 O Uxi Amarelo (Endopleura uchi), planta da região amazônica, pode ser usado no tratamento da esteatose hepática, doença popularmente conhecida como gordura no fígado.

De grande importância cultural para as comunidades do Sudoeste baiano, a planta é usada, na medicina tradicional, como anti-inflamatória e anti-diabética, mas, cientificamente, seus efeitos ainda não são muito claros, principalmente em relação à segurança alimentar.

Suas folhas são consideradas uma boa fonte de alimento para o gado e a casca costuma ser utilizada na preparação de chás medicinais. Pode ser utilizada em projetos de recuperação de áreas degradadas da Caatinga, apresentando grande potencial para este fim.

Algumas frutas são ricas em carboidratos e possuem alto índice glicêmico, por isso devem ser consumidas com moderação por quem tem diabetes, como exemplo ameixa, uva e figo.

Rica em potássio, a ameixa seca auxilia na eliminação do excesso de sódio do corpo. Por conta disso, a fruta ajuda a reduzir a pressão arterial e o risco de outras complicações.