Para que serve a alma?

Perguntado por: nvieira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

A alma humana é aquilo que no homem é capaz de atingir o conhecimento, a contemplação do ser em si e tende para a purificação da alma, pela prática da virtude. A alma deve obrigar o corpo a obedecer, dirigindo-se para a virtude, deixando as paixões do corpo de lado.

A “alma” é o sopro vital, aquilo que anima o nosso corpo. O “espírito” é a parte da nossa alma que nos difere dos outros animais, ou seja, é a nossa parte racional. A “mente” é a parte superior dessa parte racional, é a mente ou pensamento, que nos possibilita apreender as coisas inteligíveis.

A alma é o princípio vital das estruturas e instâncias relacionadas por Freud, seja tópica ou emocional, pois se referem aos mecanismos de atividades da mente de cada pessoa, independente do estar consciente ou inconsciente.

O Zohar ensina que 30 dias antes de a pessoa morrer a alma começa a sair do corpo. A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.

que a alma foi criada por Deus ex nihilo e 2. que Deus deu ao primeiro homem, donde fica em aberto como foi e são criadas e transmitidas, as demais almas, tanto da primeira mulher como dos seus descendentes.

A projeção consciente, também conhecida como “experiência fora do corpo”, “viagem astral” ou “desdobramento”, é mais comum do que se imagina. Algumas pessoas têm consciência de sair do corpo, mas outras fazem essa viagem de forma inconsciente.

Segundo Aristóteles a Alma é composta por três faculdades, a saber: alma nutritiva, que pertence a todos os seres vivos; alma sensitiva, própria dos animais e alma intelectiva, pertencente exclusivamente ao ser humano.

Aquino concluiu que a alma sem corpo teria apenas os poderes que (em sua visão) não dependesse de órgãos corporais: faculdades como a razão e o intelecto. Agora podemos ver que essas faculdades são tão dependentes de um órgão corporal – o cérebro – como a visão é dependente dos olhos.

Reservar momentos do dia para refletir sobre nós, nossas relações e nos aproximar de Deus, faz bem tanto ao nosso corpo físico (a oração “desacelera”) quando espiritual. Se preferir, convide as pessoas que estão com você no isolamento para um momento e leitura e conversem sobre estes pontos.

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.

A Psicologia surgiu como uma disciplina filosófica grega e metafísica, designada como o estudo racional da alma.

estado em que a alma, pelo equilíbrio e moderação na escolha dos prazeres sensíveis e espirituais, atinge o ideal supremo da felicidade!

Terapia em grupo com objetivo de desenvolver temas como perdão, amor, mágoas, solidão, arrependimentos, e etc. São temas que envolvem crenças valores e sentimentos que interferem e estão presentes no entendimento e enfretamento na Esclerose Múltipla tanto por familiares, amigos como pela própria pessoa.

Embora isso possa ser assustador e perturbador, não significa que haja algo de errado com você. Depois que alguém morre, é normal vê-lo ou ouvi-lo. Algumas pessoas também relatam sentir o cheiro ou o calor de alguém próximo a elas, ou apenas sentem uma sensação muito forte de sua presença.

PORQUE COLAM A BOCA DO MORTO? Após o óbito, a boca do cadáver pode permanecer aberta. Com o intuito de restaurar a aparência natural da pessoa em vida, a boca é fechada.

E é graças ao sono que o espírito se liberta do corpo e pode vivenciar outras experiências no plano espiritual, de acordo com a doutrina espírita. Segundo o decodificador do espiritismo Allan Kardec, no sono mais profundo ocorre o que se chama de 'emancipação da alma'.

Nos seres humanos, a alma racional é a fonte do pensar e do querer, além de todas as demais atividades que os homens têm, em comum, com os vegetais e os animais. O bispo de Hipona utiliza o termo anima, para referir-se tanto à alma racional quanto à mente humana.

Na verdade o conceito de alma desenvolveu no mundo helênico, mas sua origem mais primitiva vem do mundo Indo Europeu, surgiu na Índia, atingiu a Mesopotâmia, as tribos nos vales férteis.