Para que serve a água da casca do cajueiro?

Perguntado por: rguterres7 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A casca do cajueiro também é usada, popularmente, para se fazer um chá para tratar problemas como tosse, catarro e fraqueza. Além de diabetes, proteger o coração e reduzir os triglicérides. Também é um excelente antisséptico, bactericida e bastante efetivo para tratar cáries dentárias.

O cajueiro é popularmente utilizado o chá das cascas com finali- dades anti-inflamatória, cicatrizante, antiglicêmico e afins.

O chá das folhas e cascas do cajueiro é considerado também um afrodisíaco. Uso externo: Pode ser aplicado diretamente na pele para tratar problemas de pele como frieiras e inflamações vaginais. Para aftas e inflamações de garganta ele pode atuar também com uso externo à base de gargarejos.

Como se faz o chá da casca de cajueiro:
Bem, você põe para ferver 1 litro de água com duas colheres de sopa de casca picada. Deixe ferver por 10 minutos. Abafe por outros 10 minutos. Recomenda-se tomar até 4 xícaras de chá ao dia.

Casca concentra nutrientes
As quantidades de nutrientes variam de acordo com o tipo de vegetal. No entanto, de um modo geral, os alimentos com casca contêm quantidades maiores de vitaminas, minerais e outros compostos benéficos, em comparação com os alimentos sem cascas.

Quanto aos diabéticos, eles podem consumir a fruta tranquilamente, pois possui baixa quantidade de açúcar e ainda ajuda no combate de diabetes tipo 2.

Ajuda na prevenção dos diabetes, problemas de coração e reduz os triglicéridos. Também é um excelente antisséptico e um poderoso aliado no tratamento de doenças da boca, como mau hálito e inflamação das gengivas.

Suco pode? O suco de caju é um bom substituto para o de laranja ou de maracujá, frutas bastante ácidas para o estômago. Também rico em vitamina C, o caju não dá acidez estomacal.

O caju é ótimo para a imunidade do corpo, pois é fonte de vitamina C. Assim, ajuda no combate da gripe e de resfriados. Também, evita que inflamações e infecções se propaguem pelo corpo.

O caju é mais uma das frutas cicatrizantes conhecida por ser rica em vitamina C, além de conter uma membrana chamada de acajumembrana que é rica em um suco que quando em contato com a pele atua eficientemente na cicatrização de feridas e queimaduras. Basta pressionar esse suco sobre a região lesionada.

A cola do cajueiro, uma resina extraída do caule da árvore, é excelente cicatrizante, com propriedades anti-inflamatórias.

Já o caju inteiro é comercializado normalmente com a castanha junto, mas não é uma boa ideia comê-la daquela forma fresca. O motivo é porque ela possui uma casca dupla que contém uma toxina chamada Urushiol. Para você ter uma ideia, essa substância tóxica é a mesma encontrada na hera venenosa.

Suas principais indicações são: adstringente, hipoglicemiante, anti-hipertensiva, antidiarreica, antisséptica, anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante[1,2,3,4,5].

A casca da laranja é bastante utilizada na cozinha. Por ter sabor e aroma cítricos, pode ser utilizada em bolos, saladas, geleias e também ser um ótimo ingrediente para um chá.