Para que serve a abóbada?

Perguntado por: rportela . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

Estrutura arqueada, geralmente de pedra, tijolo ou betão , que, apoiada sobre paredes ou colunas, serve para cobrir um espaço.

Os povos mesopotâmicos foram os primeiros a empregar abóbadas, que faziam de tijolos. No Egito e na Grécia a cobertura dos edifícios era feita mediante estruturas horizontais, as arquitraves, mas entre os cretenses e os micenianos já se encontravam algumas falsas abóbadas feitas de fileiras contíguas de tijolo e pedra.

Definição: É a parte superior do corpo que está fixada ao tronco pelo pescoço.

6 Ele é o que edifica as suas câmaras no céu, e funda sobre a terra a sua abóbada; que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome.

4 sinônimos de abóbada para 1 sentido da palavra abóbada: 1 arcada, arqueamento, cúpula, zimbório.

Os arcos reduzem os custos de construção por permitirem maiores vãos e menos materiais, além de serem facilmente replicados através das formas de madeira. Sobre a imposta, uma pequena extremidade em balanço, era colocada a forma de madeira que permitia o assentamento das aduelas e da chave do arco.

Os arcos foram uma das maiores contribuições da arquitetura e engenharia romana, sendo uma das formas mais influentes na civilização ocidental. Ele funciona através de um sistema de distribuição de cargas, permitindo aguentar maior peso e consequentemente maior vãos.

Além de reproduzir as alegorias históricas e os personagens mais importantes do período, a escultura romana também foi representada pelas estátuas de espíritos que protegiam as casas. Essas figuras eram esculpidas com cabelos longos, túnicas e sandálias talhadas em bronze.

1. Que se abobadou ou a que se deu forma côncava. 2. Que tem forma semelhante à de uma abóbada (ex.: sala abobadada; tectos abobadados).

Em sua definição mais branda, a abóbada - ou um teto abobadado - é um elemento construtivo em forma de arco com o qual se cobrem os vãos.

A abóbada celeste ou esfera celeste é uma esfera imaginária, sem raio definido, em volta da Terra que representa a projeção das estrelas como são vistas do nosso planeta. Os astrônomos mais antigos acreditavam que as estrelas estavam a uma mesma distância da Terra, como se estivessem “incrustadas” nessa esfera.

Uma cúpula ou domo é uma abóbada hemisférica (metade de uma esfera) ou esferoide. Se a base é obtida paralelamente ao menor diâmetro da elipse, resulta em uma cúpula alta, dando a sensação de um alcance maior da estrutura. Se a seção é feita pelo maior diâmetro o resultado é uma cúpula baixa.

Abóboda de berço e abóboda de aresta
A principal diferença entre uma abóbada de berço e uma abóbada de aresta é a forma como os arcos se cruzam e como a cobertura curva é formada.

Em Astronomia o céu é idealizado como uma grande esfera (Esfera Celeste), ou abóbada celeste, que está centrada na Terra. A Esfera Celeste seria uma superfície esférica imaginaria que envolve a Terra.

Certo dia, o irmão de Neemias o avisou que o povo hebreu estava sofrendo na região de Jerusalém. O copeiro ficou muito triste e, por causa disso, orou e jejuou a Deus. Então, ele decidiu pedir permissão para que Artaxerxes o liberasse para ajudar aquelas pessoas. Felizmente, o rei persa aceitou o pedido.

3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?

20 Desejou ardentemente os seus amantes, cujos membros eram como os de jumentos e cuja ejaculação era como a de cavalos.