Para que serve a abertura na frente do vaso sanitário?

Perguntado por: sguimaraes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Essa abertura facilita que a pessoa com deficiência ou idosa consiga realizar a própria higiene após usar o vaso para fazer suas necessidades, ainda sentada. A independência em momentos como esse é muito importante para garantir uma boa qualidade de vida e privacidade.

A bacia deve ser elevada para corresponder à altura do assento da cadeira de rodas. O tampo também não pode ter abertura na frente, o que também reduz o custo.

No entanto, em situações cotidianas, o simples ato de dar a descarga com a tampa aberta pode resultar em uma explosão de gotículas contendo patógenos perigosos, como a bactéria E. coli, norovírus e possivelmente até mesmo coronavírus.

"Deixar a tampa aberta durante a descarga é uma atitude que infesta o banheiro de micro-organismos, como bactérias e vírus, que estavam principalmente nas fezes, pela produção de aerossol. Entretanto, nenhum estudo demonstrou, claramente, a transmissão de doenças por essa via", afirma Weissmann.

Banheiro Acessível: Como fazer?

  1. 1 – Porta. Para entrar no banheiro, antes de mais nada, é fundamental que a largura da porta tenha no mínimo 0,80m. ...
  2. 2 – Vaso Sanitário. ...
  3. 3 – Lixeiras. ...
  4. 4 – Área livre embaixo da pia. ...
  5. 5 – Barras de apoio. ...
  6. 6 – Porta toalhas. ...
  7. 7 – Área de banho.

Os banheiros destinados para o uso de deficientes devem ser rigorosamente as normas da ABNT. Devem possuir portas de acesso de no mínimo 0,80m de largura, maçanetas alavanca, área suficiente para manobras de cadeirantes, barras laterais de apoio, torneira tipo pressão, entre outros.

Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”. A sigla PcD é invariável, por exemplo: a PcD, as PcD, da PcD, das PcD.

Alguns especialistas discordam da bióloga. Nesta reportagem do Viva Bem os infectologistas afirmam que ao usar um sanitário público, é melhor não encostar no vaso. “Pode haver resquícios de urina, fezes e até sangue, que nem sempre estão visíveis.

Não jogue bolas de cabelos na sua pia ou vaso sanitário, com o tempo pode haver um acúmulo e o entupimento ocorrerá. Em vez disso, jogue no lixo.

Não tampar o vaso antes de puxar a descarga
A cada descarga puxada, milhares de germes ganham impulso – literalmente – para circular por aí e grudar em maçanetas, torneiras, pias. Eca! Então, não abaixar a tampa da privada antes de dar a descarga, sim, é um baita erro.

Mas uma pesquisa publicada recentemente na revista Scientific Reports revelou que essa atitude é fundamental para não ficar coberto de germes.

Um estudo publicado no American Journal of Infection Control comprovou que deixar a tampa aberta durante a descarga é uma atitude que infesta o banheiro de bactérias, sendo que muitas delas podem colocar nossa saúde em risco, especialmente quando estamos mandando embora fezes ou vômito.

Uma descarga do vaso sanitário produz milhares de minúsculas gotículas de aerossol, que podem conter bactérias e vírus e contaminar superfícies a até dois metros de distância.

É melhor sempre evitar sentar no vaso”, diz a Dra. Pérez-García, “há aqueles que dentro de suas recomendações falam no uso de plásticos sobre a superfície da tampa ou em secá-la com papel seco.

O excesso desse elemento não é recomendável, afinal, o objetivo do Feng Shui é equilibrar todas as energias, como uma balança com dois pesos. Cores como verde e amarelo são melhores para o banheiro, pois, respectivamente, traz a força da natureza e levanta o humor das pessoas.

Assentos Sanitários. O assento para vaso sanitário traz conforto e aconchego para o banheiro.