Para que se usa o princípio acrofônico?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 17 de maio de 2023
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"O principio acrofônico é basicamente a técnica utilizada para leitura e a explicação de como se escrevem as palavras."

Reconhecer uma palavra
No esforço para ler, a decifração começa a fazer sentido no momento em que o leitor descobre uma palavra. Para chegar lá, o fato de a escrita separar as palavras por espaços em branco ajuda enormemente.

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A habilidade EF02LP03 consiste em: Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

- Nível alfabético
Neste nível a criança estabelece correspondência entre fonema e grafema. Ela compreende que a sílaba pode ter uma, duas ou três letras. A princípio, tem dificuldade na separação das palavras quando escreve um texto.

Alfabetizado 2: Para cada som pronunciado, a criança associa uma letra, já domina os encontros consonantais; começa a reconhecer os dígrafos (NH, CH, LH); reconhece sílabas complexas (encontros consonantais, N e M, R e S, em final de sílaba, sílabas com 4 e 5 letras); produz textos curtos com erros fonéticos, ...

Quanto aos nomes das letras do alfabeto, Selma, são eles os seguintes: á, bê, cê, dê, é, efe, gê, agá, i, jota, cá, ele, eme, ene, ó, pê, quê, erre, esse, tê, u, vê, dáblio, xis, ípsilon, zê. Alguns desses nomes ficam bem visíveis em palavras como á-bê-cê, á-é-i- ó-u, bê-á-bá, cê-cedilha, régua-tê.

Existem dois principais tipos de escrita, a baseada em ideogramas, que representa conceitos, e a baseada em grafemas, que representam a percepção de sons ou grupos de sons; um tipo de escrita baseada em grafemas é a alfabética.

Os sistemas de escrita silábicos, alfabéticos e logográficos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Aos sistemas de escrita silábicos, alfabéticos ou logográficos correspondem, respectivamente, os seguintes grafemas: sílabas, consoantes/vogais e logogramas (ideogramas ou pictogramas).

A habilidade EF02LP02 consiste em: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

A habilidade EF15LP02 consiste em: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem ...

HABILIDADES: (EF02LP15) CANTAR CANTIGAS E CANÇÕES, OBEDECENDO AO RITMO E À MELODIA.

A habilidade EF02LP04 consiste em: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

A habilidade EF12LP17 consiste em: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação ...

A habilidade EF03LP02 consiste em: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Neste artigo, vamos detalhar cada um desses níveis e mostrar quais são suas características.

Silábico-alfabética:
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.

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