Para que se usa epinefrina?

Perguntado por: pcorte . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Este medicamento atua rapidamente, em minutos, para melhorar a respiração, estimular o coração, impedir a queda da pressão arterial, reverter a urticária e reduzir o inchaço da face, lábios e garganta. Não há substituto para a epinefrina, que é o único tratamento de primeira linha para a anafilaxia.

Situações como ansiedade, tremores, cefaleia, palpitação, taquicardia (muitas vezes seguida de dor anginosa), arritmias (extra-sístoles, taquicardia ventricular ou supraventricular), hipersalivação, hiperglicemia, fraqueza, zumbido, sudorese excessiva, dispneia e frio nas extremidades corporais podem ocorrer, mesmo em ...

A epinefrina atua nos receptores alfa-adrenérgicos da conjuntiva produzindo vasoconstrição e hemostasia de pequenos vasos, como também a diminuição da congestão conjuntival. A epinefrina contrai o músculo dilatador da pupila pela ação nos receptores alfa-adrenérgicos, resultando na dilatação da pupila (midríase).

A epinefrina não deve ser usada por pessoas com hipertireoidismo, tumores da medula adrenal, endurecimento das artérias, alargamento ventricular direito, insuficiência renal, pressão intraocular alta ou glaucoma de ângulo estreito, alargamento da próstata, ou pacientes com hipersensibilidade à epinefrina, ...

Em associação com vasocontritor adrenérgico, geralmente epinefrina, garante-se efeito hemostático eprolonga-se duração de efeito anestésico local.

Adrenalina como medicamento
Esta substância é por isso comum em remédios com potente efeito antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco, sendo mais utilizado em situações de urgência ou em UTI's, com o objetivo de tratar uma reação anafilática ou para estimular os níveis de pressão, por exemplo.

Os Cuidados de Enfermagem
Se 1 dose for esquecida, ela deverá ser administrada tão logo possível. As doses restantes devem ser administradas em intervalos regulares. As doses esquecidas não devem ser dobradas. A medicação deve ser administrada logo ao primeiro sinal de broncoespasmo.

Estimula o coração, acelera os batimentos cardíacos, aumenta a pressão arterial, promove a constrição das arteríolas, relaxa os músculos bronquiais e intestinais. Age com eficácia, em casos indicados, na reanimação cardíaca.

no braço. Neste caso, recomenda-se a injeção intramuscular na coxa, como via e sítio de administração preferíveis, no tratamento inicial da anafilaxia (Simons FE et al. J Allergy Clin Immunol.

Sulfato de Atropina é indicado para o bloqueio temporário de efeitos muscarínicos graves ou potencialmente letais, por exemplo, como um antisialogogo, um agente antivagal, um antídoto para intoxicação por organofosforados, carbamatos ou cogumelos muscarínicos, e para tratar bradicardia sintomática.

Concentração 1mg/ml (1:1000 ) diluir para 1:10.000. Dose EV bolus: 0,1 a 0,3 ml/kg/dose (1:10.000) a cada 5 min, se necessário. Dose infusão EV: Iniciar com 0,1 mcg/kg/min.

Na prática, as principais guidelines recomendam o uso de Amiodarona ou Lidocaína para casos de PCR por ritmo chocável.

Cloridrato de Lidocaína + Epinefrina injetável é indicada para produção de anestesia local ou regional por técnicas de bloqueio de nervo periférico como o plexo braquial e intercostal; e por técnicas neurais centrais, como os bloqueios epidural lombar e caudal.

O estresse libera no corpo hormônios como adrenalina e noradrenalina, substâncias vasoconstritoras. Como diz o nome, elas constringem, isto é, estreitam os vasos, elevando a pressão arterial e levando a uma alta na frequência cardíaca.

Aumenta a frequência cardíaca e a força contrátil do miocárdio. Seu efeito alfa-adrenérgico estimula a vasoconstricçao, fazendo a pressao arterial se elevar e diminuindo o edema de mucosas.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

a adrenalina provoca aumento dos batimentos cardíacos, elevação das artérias e vasoconstrição dos vasos. O infarto acontece quando uma dessas artérias esta entupida e não possibilita a passagem do sangue até o órgão, causando morte das células por falta de oxigenação.

A Epinefrina é um antiasmático; broncodilatador [catecolamina; adrenérgico; estimulante adrenérgico; simpaticomimético; vasopressor; estimulante cardíaco; adrenalina (outro nome genérico)].

A dobutamina está indicada, quando há necessidade de suporte inotrópico; durante o tratamento de pacientes com estado de hipoperfusão, nos quais, o débito cardíaco é insuficiente para suportar as demandas circulatórias; durante o tratamento de pacientes, onde, a pressão de enchimento ventricular está aumentada podendo ...

Para isso, você precisa saber sobre os 5Hs e 5Ts.
...
Os 5 Ts

  • T isolado: que tem relação com as toxinas, diferentes drogas que podem levar à intoxicação e causar uma PCR.
  • Dois Ts relacionados ao coração: tamponamento cardíaco. ...
  • Dois Ts relacionados ao pulmão: Tensão no tórax (pneumotórax hipertensivo)