Para que se escolher o melhor formato de gráfico a prioridade é?

Perguntado por: mguedes9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O gráfico, então, mostra a proporção dos dados coletados, para se ter uma noção visual da diferença entre um e outro. Por isso, escolher o formato do gráfico é muito importante para que se entenda a intenção da comparação e a discussão dos dados.

Os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas. Eles trazem muito mais praticidade, principalmente quando os dados não são discretos, ou seja, quando são números consideravelmente grandes.

Aproxime o zoom no eixo y se o seu conjunto de dados começar acima de zero - Em certos casos, alterar a escala do eixo y facilita. Evite comparar mais de 5-7 linhas - você não quer que seu gráfico fique confuso ou difícil de ler. Visualize os dados que você precisa para contar sua história, nada mais.

Gráficos de coluna
Juntamente aos gráficos em barra, são os mais utilizados. Indicam, geralmente, um dado quantitativo sobre diferentes variáveis, lugares ou setores e não dependem de proporções.

Os gráficos de barra assim como os de coluna e “pizza” são os mais utilizados. Isso porque os três possuem uma disposição que facilita muito na compreensão dos dados ali representados. O funcionamento deste tipo de gráfico pouco difere do gráfico em colunas.

Se você tiver muitos dados ou as diferenças em seus dados forem sutis, uma série de gráficos de barras seria uma opção melhor. Basicamente, os gráficos de barras são o método mais confiável para visualizar comparações.

Os melhores tipos de gráfico para a comparação de categorias são:

  • Barra.
  • Gráfico de pontos.
  • Mapa de árvore.
  • Conjunto de bolhas.
  • Pictograma.

O gráfico de linhas é adequado principalmente quando você deseja visualizar tendências e movimentos ao longo do tempo em que os valores da dimensão são uniformemente espaçados, como meses, trimestres ou anos fiscais.

Os gráficos são recursos visuais muito utilizados para facilitar a leitura e compreensão das informações e divulgação de pesquisas em jornais, revistas, panfletos, livros e televisão.

Os principais elementos são: números, título, fonte, nota e chamada.

Os gráficos de linhas costumam ser usados para mostrar dados contínuos, ou seja, que não podem ser contados em números inteiros, como o número de produtos vendidos.

Elementos do gráfico
Fonte: a maioria dos gráficos têm fonte, ela indica de onde as informações foram retiradas e quando. Números: sempre estão presentes e é o indicador mais importante, pois é com eles que sabemos a quantidade do que está sendo informado. Costuma ser usado para representar quantidade ou tempo.

Os gráficos são representações que permitem uma interpretação imediata da informação que eles contêm. Quem consegue “ler e interpretar um gráfico” ganha tempo na hora de compreender os enunciados das questões das provas. E, assim, anda mais rápido para resolver os problemas.

Veja como você pode criar gráficos atraentes e de aparência profissional sem ter experiência em design:

  1. Conte uma história com seus dados. ...
  2. Escolha o modelo de gráfico ou tabela certo para os seus dados. ...
  3. Cole seus dados no criador de gráficos da Venngage. ...
  4. Personalize o design do seu gráfico e adicione sua marca.