Para que são usados os minérios extraídos no Brasil?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Os minérios são extraídos por meio da mineração e depois refinados para produzir metais. O Brasil é um país rico em minerais e tem algumas das maiores reservas mundiais de bauxita, minério de ferro, estanho e nióbio. Os minérios mais comuns no Brasil são: Bauxita: Usada para produzir alumínio.

O ferro

O ferro é o principal minério destinado à exportação no Brasil, sua extração ocorre especialmente em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; no Pará, na Serra dos Carajás; e no Mato Grosso do Sul, no Maciço do Urucum.

A mineração tem importância para a história da humanidade, fornecendo um grande número de bens minerais, matérias primas e insumos, que são imprescindíveis ao progresso e desenvolvimento das civilizações. Todavia, associados à mineração, existem problemas ambientais tanto no meio interno à mina como no meio externo.

São exportados, principalmente, alumínio, cobre, ferro, estanho, manganês, níquel, nióbio e ouro.

Os minérios são indispensáveis para a manutenção da atividade industrial, tendo em vista que produtos como automóveis, máquinas, tratores, cimento, entre outros, são fabricados a partir de matérias-primas vindas dessa extração.

Minério de ferro, bauxita, ouro, lítio, manganês, chumbo, zinco, urânio. Gás natural, petróleo, ouro, alumínio, fosfato, chumbo, prata, estanho. Petróleo, carvão mineral, minério de ferro, urânio, potássio.

Ainda mais, minerais como o cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, são nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. O flúor está presente no creme dental. O sódio está presente no “sal de cozinha”. O ouro nas placas-mães dos computadores e notebooks.

O minério de ferro é a matéria-prima para a fabricação do aço, base de diversas indústrias, como a de carros e eletrodomésticos, e também da construção civil. Ele é um conjunto de materiais rico no elemento químico ferro e é encontrado em rochas.

Minas Gerais é o maior estado minerador brasileiro, possuindo 40 das 100 maiores minas de extração do Brasil. Na região centro-sul de Minas está localizado o Quadrilátero Ferrífero, que tem extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, possuindo como principais minérios o ouro, o manganês e o ferro.

Esse posto pertence ao ródio, praticamente desconhecido e usado principalmente em catalisadores automotivos. O grama do ouro custa atualmente cerca de 67 dólares, com 0,0013 partes por milhão de ocorrência na crosta terrestre.

As maiores jazidas brasileiras estão em Minas Gerais, com 61,2% das reservas nacionais, Mato Grosso do Sul, com 28,1% e o Pará, com 10,4%.

O destino dado para o material após todo o processo de extração são as construções de máquinas, eletrônicos, automóveis e diversos aparelhos que utilizamos todos os dias.

Logo, concluiu-se que a mineração local fomenta impactos positivos (emprego, renda, tributos, etc.); e negativos: deterioração da qualidade ambiental através da redução da biodiversidade, poluição atmosférica e sonora, etc.

parcela reduzida do PIB, ele tem um elevado efeito multiplicador na economia, provocando um círculo virtuoso na geração de emprego e renda. envolve mais de 200 países. Nas exportações (2010) o minério de ferro gerou receita de US$ 30,8 bilhões, representando 15,3% do valor total exportado.