Para que que serve Pau-Terra?

Perguntado por: arodrigues6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Principais usos: A árvore possui características ornamentais que a torna interessante para o paisagismo em geral. A madeira pode ser empregada para tabuado em geral, para forros, confecção de brinquedos, estruturas de móveis, miolo de compensados, caixotaria, etc.

O dente-de-leão é utilizado na medicina popular como diurético, laxante suave, colagogos e coleréticos hepáticos, depurativo, ação prebiótica, estimulante do apetite. Utilizado nos casos de gota, hipertensão, furúnculos, abcessos, psoríase, moléstias do rosto (vermelhidão, acne, escamações).

Entre as principais plantas medicinais empregadas no controle de diabetes estão o Allium sativum, Aloe spp., Punica granatum, Passiflora edulis, Averrhoa carambola e Momordica charantia.

O Chá de Pata de Vaca contém ação antioxidante, hipoglicemiante, diurética, analgésica, purgativa, laxante, vermífuga e hipocolesterolemiante auxiliando no tratamento da anemia, hipertensão arterial, obesidade, hemofilia, diminui os níveis de glicose no sangue tratando a diabetes e melhora o sistema urinário e ...

Popularmente, o mastruz é triturado e utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de fraturas e pancadas. O chá ou a infusão das folhas ajudam a aliviar sintomas e combater doenças como reumatismo, sinusite, rinite, gripe e resfriado, catarro e tosse crônica, inflamação da garganta, dor ciática e até asma.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

O decocto e o infuso preparados a partir da casca de barbatimão têm sido utilizados na medicina popular para o tratamento de distúrbios gastrointestinais, cicatrização de feridas, como anti-inflamatório, antimicrobiano e antioxidante.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

O chá de amora possui várias vitaminas e antioxidantes que auxiliam na redução de rugas, fortalecem o colágeno, reduzem a hipertensão, auxiliam no tratamento da catarata, além de ajudarem a diminuir a ansiedade e o estresse.

A carqueja é indicada como tônico estomáquico, antidiarreico e antirreumático. Sua função principal é regular o funcionamento do fígado e intestinos. Auxilia nos regimes de emagrecimento, sendo usada no tratamento de má digestão, cálculos biliares, doenças do baço e dos rins.

Confira 5 dicas de como baixar a glicose naturalmente.

  1. COMA VEGETAIS SEM AMIDO. Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. ...
  2. CONSUMA ALIMENTOS RICO EM FIBRAS. ...
  3. REGULE O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES. ...
  4. TENHA LANCHES DE EMERGÊNCIA À MÃO. ...
  5. PRATIQUE EXERCÍCIOS.

CANELA PARA AJUDAR O CONTROLE GLICÊMICO
A sugestão de consumo por dia é de cerca de 6g de canela em pó, o que equivale cerca de 1 colher de chá. O uso deste condimento pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, e pode também ajudar a controlar a pressão arterial.

A unha-de-gato já é utilizada na produção de anti-inflamatórios. Possui efeitos benéficos no tratamento de amigdalites, artrite, sinusite, bursite, rinite e problemas digestivos. A planta também é benéfica para o tratamento de doenças reumáticas e musculares, principalmente na terceira idade.

E a ciência já confirmou que realmente ela pode ser uma ajuda importante no controle da doença. As espécies denominadas como B. forficata e B. cheilantha são mais comuns em matas e possuem a capacidade de produzir substâncias que atuam como a insulina em nosso corpo.

A forma mais comum de utilizar as propriedades do mastruz é com a infusão de suas folhas, preparando um chá: Infusão de mastruz: colocar 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 1/2 ou 1 xícara inteira de manhã por 3 dias.

Benefícios do mastruz: efeito hipotensivo
É claro que você não poderá deixar de lado os seus medicamentos anti-hipertensivos para consumir folhas de mastruz caso você seja hipertenso – contudo, o mastruz pode auxiliar na prevenção da hipertensão por conta do seu efeito hipotensivo em doses moderadas.

O mastruz pode ser utilizado de várias formas, sendo mais comumente utilizado em sua forma líquida, que consiste em um suco feito com leite ou água. Utilizado também de forma tópica, ou seja, como óleo essencial, devido as suas propriedades fitoquímicas.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

3 chás para limpar o útero

  1. Chá de gengibre. O gengibre é um excelente desintoxicante de todo o organismo e, por isso, também consegue atuar sobre o útero, reduzindo possíveis inflamações que possam existir e melhorando a circulação sanguínea no local. ...
  2. Chá de folhas de damiana. ...
  3. Chá de folhas de framboesa.