Para que que serve a raiz do fedegoso?

Perguntado por: asantana9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Abortivo, Combate o bócio, Diaforética, Diurético, Doenças do fígado, Doenças do fígado, Febres biliosas, Febrífuga, Feridas, Hidropsia, Prisão de ventre, Purgativo, Substitui o café, Sudorífico, Tônico, Uso medicinal, Vermífugo.

Cuidados com o chá de fedegoso
O fedegoso pode provocar efeitos colaterais como aborto e intoxicação renal, ao ser consumido em excesso, e a planta é contraindicada para crianças, mulheres que estejam grávidas e mulheres que se encontrem no período do aleitamento.

COMO PREPARAR O CHÁ DE FEDEGOSO
500 mL de água fervente. Para fazeR o chá par afins terapêuticos, basta adicionar o fedegoso em 500 mL de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber.

As cascas, folhas, raízes e sementes do fedegoso podem ser utilizadas, no entanto as sementes podem ser tóxicas para o organismo quando consumidas em quantidades excessivas.

O seu princípio tóxico possui efeito cumulativo, mas é destruído pelo calor (fervura e torrefação, caso do "café" de fedegoso). No bovino, os sinais da intoxicação se iniciam com diarréia, fraqueza muscular e incoordenação motora, principalmente dos membros posteriores.

Para o controle químico, ainda há a possibilidade de uso de Chlorimuron-ethyl, em plantas de fedegoso de até 2 folhas, e em lavouras de soja com bom desenvolvimento; de Flumetisulan (BARROS, 2011); além de inúmeros outros herbicidas, já que, atualmente, existem 200 produtos comerciais registrados para o fedegoso no ...

Nome Científico: Senna occidentalis (Leguminosae – Caesalpinioideae), Fedegoso. Características: A espécie Fedegoso, subarbustiva que mede entre 1 e 2 metros de altura, com reprodução por sementes. Suas folhas são alternas, compostas paripenadas, com 4-6 pares de folíolos glabros de 6-7 cm de comprimento.

Entre elas, estão a cheirosa, a guanxuma e o já abordado fedegoso-branco.

Cassia occidentalis, vulgarmente conhecida por fedegoso, é um arbusto anual da família Leguminoseae. Encontra-se em pastagens, solos férteis, ao longo da beira de estradas ou contaminando lavouras de soja, milho e sorgo. A brotação ocorre na primavera e a planta atinge uma altura aproximada de 40 a 80cm.

Fedegoso é uma árvore de pequeno porte, 8 metros de altura, com floração amarela muito vistosa e em cachos magníficos.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, por exemplo. Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, por exemplo.

Popularmente, o mastruz é triturado e utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de fraturas e pancadas. O chá ou a infusão das folhas ajudam a aliviar sintomas e combater doenças como reumatismo, sinusite, rinite, gripe e resfriado, catarro e tosse crônica, inflamação da garganta, dor ciática e até asma.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

Por sua ação adstringente, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica e anti-inflamatória, o jatobá é indicado para diversas dores. Algumas incluem dores no estômago, peito e costas, fraturas, artrite, diarreia, asma, bronquite, tosse e febre.

A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, enjoo ou vômitos, por exemplo, e também tem efeitos calmantes e expectorantes.

Trata-se do Mussambê, conhecido cientificamente como Tarenaya spinosa. Com resultado de pesquisa, foi possível descobrir que a espécie pode ajudar no tratamento de enfermidades como candidíase, doenças de chagas e leishmaniose.