Para que que serve a pimenta cumari?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Uma das principais vantagens de consumir a pimenta comari é que ela contém capsaicina e piperina, ativos que apresentam ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antimicrobiana e termogênica. Ela é muito usada para deixar pratos simples – como arroz e feijão – com um toque a mais.

Embora seja benéfica à saúde, essa substância não pode ser consumida de forma exagerada, pois pode acabar sendo tóxica para o organismo - por isso, o ideal é utilizar a pimenta cumari (e outras) sempre com parcimônia.

Isso porque a acidez eleva a salivação e lava as papilas salivares, aliviando essa sensação ruim. É bastante comum as pessoas acharem que pimenta causa hemorroida, mas isso é um mito.

Alimentos ricos em sódio que devem ser evitados
Segundo a Dra. Ana Catarina Periotto, também cardiologista, cafeína, gengibre e pimenta também contribuem para o aumento da pressão.

Agora, uma ressalva bem importante: aqueles que JÁ possuem gastrite, úlceras, hemorroidas e diverticulites devem evitar o consumo de pimenta e/ou pratos apimentados. Isso porque essas condições de saúde podem piorar com a ingestão de pimenta.

O que acontece se eu comer muita pimenta? Não vai causar hemorroida, mas tudo em excesso faz mal. Pode ser que você desenvolva irritação na boca ou problemas de estômago. Se você estiver com hemorroida, é recomendado evitar o consumo do alimento, mas pode ser que você não desenvolva reação alguma.

A pimenta atua de formas específicas que fazem com que ela seja uma aliada das dietas: acelerando o metabolismo por meio do aumento da temperatura corporal, o que faz com que você gaste mais calorias, e estimulando sistema nervoso, o que libera algumas substâncias que auxiliam na diminuição de apetite.

1. BOTÂNICA (Capsicum frutescens) pequeno arbusto, da família das Solanáceas, nativo das regiões tropicais americanas, tem folhas ovoides, flores brancas e frutos fusiformes vermelhos, sendo também conhecido como cumarim, pimentinha, etc. 2.

Considerado o grupo de pimentas mais saudáveis de todos, as Capsicum são muito famosas por serem também as mais saborosas. Bem conhecidas na nossa culinária, entre elas estão os seguintes tipos de pimenta: Pimenta dedo-de-moça, Pimenta biquinho, Jalapeño, Cumari-do-Pará, Malagueta, Bhut Jolokia e Carolina Reaper.

A pimenta dedo-de-moça ajuda a prevenir o câncer, a diabetes e a controlar o colesterol. E mais uma vez, a capsaicina: ela possui propriedades que ajudam a prevenir o câncer e a diabetes, pois causa redução de glicose sanguína aumentando o nível de insulina.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Dica da Dra Hilma
A pimenta leva a fama de causar hemorroida, mas não é verdade. O seu consumo pode irritar o ânus porque algumas delas – como a pimenta do reino, por exemplo, muito usada no dia a dia – é eliminada na fezes e pode deixar a região mais sensível, principalmente em quem já sofre com hemorroida.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica.

Pacientes com diverticulite não podem comer alimentos apimentados.

Previne colesterol alto e diabetes
Por possuir baixo índice glicêmico, ela é uma aliada na prevenção e no controle da diabetes.

Há indícios de que a pimenta favorece o equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue, a vasodilatação e o controle da pressão arterial”, diz.

Verdade. Dentre os sintomas de doenças no estômago e intestino observados pelos estudiosos, foi possível notar que ao administrar o óleo de cominho preto com outros ingredientes, como o mel, pode-se obter uma diminuição na taxa de infecções como a causada pela bactéria H. pylori.

O que não comer!
Condimentos como ketchup, maionese, mostarda, pimenta, molhos concentrados (molho inglês, alho, soja) também devem ser evitados, assim como carnes salgadas e defumadas.

Dieta para H. pylori. A dieta para o tratamento para H. pylori é preferencialmente evitando alimentos que estimulem a secreção de suco gástrico, como café, chá preto e refrigerantes, pimenta, condimentos fortes, temperos prontos, carnes processadas e gordurosas, como bacon e linguiça.

O ardor anal geralmente é causado por diarreia ou por excesso de condimentos nos alimentos e pode ser evitado com a redução da ingestão de alimentos muito temperados ou apimentados.