Para que que serve a folha do abacaxi?

Perguntado por: udias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

O chá é uma boa alternativa para consumir abacaxi, aproveitando os benefícios como melhorar a digestão dos alimentos, combater a prisão de ventre, prevenir doenças como reumatismo e artrite, além de promover uma limpeza no sangue.

As folhas do abacaxizeiro são rígidas, fibrosas, cerosas na superfície posterior e protegidas na inferior por uma camada de pelos (tricomas) que reduzem a sua transpiração. Podem conter muito, pouco ou nenhum espinho e desenvolvem-se no caule (talo) em forma espiral.

O abacaxi é uma fruta ácida e não deve ser consumido em excesso ou por pessoas que sofrem de refluxo gástrico, úlceras e gastrite. O consumo em grandes quantidades pode ocasionar uma queimação no estômago.

Regula a pressão arterial: o abacaxi é um alimento fonte de potássio e baixo em sódio, por isso ajuda a regular a pressão arterial.

A bebida feita com a casca do abacaxi, a canela, o cravo e a hortelã é conhecido como um chá diurético, ou seja, que promove o aumento da eliminação de água no organismo por meio da urina. Isso é útil para quem precisa combater o inchaço, que pode ser causado no corpo por conta da retenção de líquidos.

Abacaxi: é uma das frutas que mais apresentam resultados no gosto do sêmen e no odor da vulva. Como o abacaxi é ácido e cheio de água, une, em um só alimento, várias propriedades positivas que alteram o gosto e o cheiro da região íntima.

Abacaxi para dormir melhor
O abacaxi contém nutrientes que estimulam a produção de serotonina, além de componentes que ajudam a diminuir a ansiedade. Se você comer fatias de abacaxi antes de dormir, seu cérebro potencializa a produção do hormônio do sono – e, assim, o descanso tranquilo vem.

Benefícios para o sexo: o abacaxi, assim como outras frutas, deixam os fluidos corporais, como o semen, mas adocicados, deixando a experiência do sexo oral mais proveitosa. Além disso, ajuda a prevenir caimbras e fadiga durante o sexo.

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio.
  2. Quando ferver, adicione as cascas de abacaxi e cozinhe por cerca de 10 minutos.
  3. Em um liquidificador, bata o chá e coe com o auxílio de uma peneira fina. Sirva.

Algumas formas de consumir a casca do abacaxi são: como chá, na água saborizada, em sucos, smoothies, geleias, doces e até em um belo bolo. Se você viu o post “Os benefícios do abacaxi para a saúde”, já está sabendo que a casca do abacaxi é tão saborosa e nutritiva quanto a polpa da fruta.

O abacaxizeiro adulto apresenta de 70-80 folhas, com comprimento de 60-120 cm ou mais, aumentando o comprimento à medida que as folhas ficam em posição mais elevada, ou seja, mais perto do centro; aí se agrupam as folhas mais novas, de crescimento decrescente, que acabam formando uma depressão na parte central mais ...

Há que diga que faz mal. Que não deve ser consumido. Mas nada disso é verdade: o miolo do abacaxi é muito nutritivo e tem uma quantidade maior de bromelina, composto que ajuda na digestão.

Rico em fibras e antioxidantes, o abacaxi ainda tem ação diurética e propriedades anti-inflamatórias e mucolíticas. Essas características fazem com que ele seja uma das frutas mais indicadas para os diabéticos.

Não só pode, como deve. A bromelina é encontrada principalmente no miolo do abacaxi, aquela parte mais durinha da fruta que costuma ser desprezada. Ou seja, se você quer garantir todos os benefícios, é importante consumir a fatia do abacaxi inteira.

Limão, laranja e toranja são alguns exemplos de frutas cítricas que podem ser muito benéficas para o controle e redução da pressão arterial.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.