Para que que serve a caninha do brejo?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

O Chá de Cana do Brejo é utilizado para o tratamento de problemas urinários, contém ação anti-inflamatória, diurética e adstringente que auxilia com problemas menstruais ou nos rins, reduz inchaços, dores nas articulações, cálculos renais, úlceras, reduz dores musculares e auxilia no emagrecimento.

No preparo do chá, é indicado usar entre 5 e 10 gramas de folhas e/ou hastes de cana-do-brejo para cada 200 mililitros de água. Depois de separar os ingredientes, coloque tudo em um recipiente que possa ir ao fogo e deixe a mistura ferver por até 10 minutos.

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Ácido, Adstringente, Afecção dos rins, Afecções da bexiga, Antigonorreica, Antissifilítco, Blenorragia, Diaforética, Diurético, Doenças venéreas, Dores nefríticas, Emenagoga, Feridas sifilíticas, Hidropsia, Leucorreia, Ornamental, Propriedades terapêuticas, Tônico, Tumores.

EFEITOS COLATERAIS: Pela presença do ácido oxálico, evitar o uso prolongado em pessoas predispostas à formação de calculose renal por oxalato de cálcio. Evitar o uso na gravidez e lactação.

Suas folhas, bem jovens, podem ser consumidas como verdura. Podem também ser socadas ou usadas no preparo de sucos verdes. As folhas jovens podem ser finamente cortadas e utilizadas para saladas cruas, oferecendo um sabor refrescante e um tom ácido à composição de folhas.

Para utilizar o chá de cana-do-brejo como um aliado no combate à retenção de fluídos no organismo, ferva, em dos litros de água, o equivalente a 3 colheres de sopa com as folhas picadas dessa planta junto a uma colher de sopa de linhaça e 3 colheres de raiz de alfarroba.

Bauhinia forficata é amplamente utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de diabetes.

Bom para diabéticos: O capim limão contém citral, um componente capaz de manter níveis adequados de insulina no sangue e melhorar a resistência à glicose, o que é importante para diabéticos.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

RECEITA: Para esse suco pegue 6 folhas frescas da Cana do brejo e bata com 1 litro de água. Se preferir adicione o suco de 1 limão. Coe e está pronto! Um suco super refrescante e medicinal para tomar durante esses dias quentes de verão!

A cana-do-brejo, também conhecida como cana-de-macaco, é uma planta rizomatosa, ereta, com hastes sem ramificações e que forma touceiras com o tempo. Possui folhas vistosas e espiraladas em relação ao ramo, com inflorescências terminais vistosas.

O chá de folhas de cana, secadas à sombra, é auxiliar para curar aftas dos lábios e da boca. É também auxiliar para acalmar dores e sintomas ligados à menopausa feminina.

Coloque uma colher de sopa de alecrim, a mesma quantidade de quebra-pedra, dez folhas de cana-de-açúcar em 500 ml de água fervente. Abafe a infusão por alguns minutos, coe e adoce com mel, se preferir.

O chá de folha de abacate ajuda a prevenir o envelhecimento
As folhas do abacateiro contêm flavonoides e fenóis, substâncias que têm poder antioxidante e anti-inflamatório. Como resultado, essa bebida ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres no DNA das células, que provocam o envelhecimento.

Possui propriedade diurética, depurativa, cicatrizante, analgésica, auxiliar do emagrecimento, além de ser eficaz no controle da hipertensão arterial, na eliminação dos cálculos na bexiga, tratamento e prevenção de doenças do coração, hemofilia, gota e doenças urinárias.