Para que o meloxicam é indicado?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

meloxicam é indicado para o tratamento dos sintomas da artrite reumatoide e osteoartrite (doenças das articulações), aliviando a dor e a inflamação.

Anemia, hipersensibilidade imediata (alergia), tontura, vertigem (sensação de rotação), sonolência, aumento da pressão arterial, rubor facial (vermelhidão da face), hemorragia gastrointestinal oculta ou macroscópica (sangramento do aparelho digestivo, podendo ser fatal), gastrite (azia, dor e queimação do estômago), ...

Como tomar o meloxicam? É indicado no tratamento da osteoartrite, em doses de 7,5 mg ao dia; e da artrite reumatoide, em doses de 15 mg, uma vez ao dia, dosagem que pode ser reduzida pela metade, conforme a resposta terapêutica.

Os comprimidos de Meloxicam devem ser ingeridos com água ou algum outro líquido, juntamente com alimentos. A dose total diária de Meloxicam deve ser administrada como uma dose única. A dose diária máxima recomendada independentemente da formulação é 15 mg.

A concentração plasmática máxima média de meloxicam no estado de equilíbrio é atingida dentro de 5 a 6 horas. O tempo médio para o inicio da ação é de 80 a 90 minutos após a ingestão.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

CONTRA-INDICAÇÕES
- Pacientes com úlcera péptica ativa, insuficiência hepática grave, insufici- ência renal grave não dialisada, hemorragias digestivas, hemorragias cerebrais ou de qualquer outro tipo. - Crianças e adolescentes com menos de 12 anos de idade. - Não administrar durante gravidez ou a lactação.

Antiinflamatórios não-esteroidais (AINE): O uso de AINE, como diclofenaco, ibuprofeno, nimesulida e meloxicam, pode ajudar na dor e pode ser associado com o uso de analgésicos simples. Eles devem ser usados por um período de uma semana a 10 dias.

Dosagem, frequência da administração e duração do tratamento A dose terapêutica para cães é de 0,2 mg de meloxicam/kg de peso vivo, a cada 24 horas, por 3 a 5 dias consecutivos.

A associação de meloxicam e dipirona, na dose de 0,1mg/kg e 25mg/kg, respectivamente, a cada 12 ou 24 horas, mostrou-se segura e eficaz no controle da dor pós-operatória em cães.

Torsilax® é um medicamento indicado para o tratamento de reumatismo (conjunto de doenças que pode afetar as articulações, músculos e esqueleto, caracterizado por dor, restrição de movimento e eventual presença de sinais inflamatórios).

O uso de meloxicam com medicamentos antidiabéticos orais (sulfoniluréias , nateglinida), pode levar ao aumento destes fármacos e do meloxicam no organismo. O médico deve monitorar cuidadosamente os pacientes que utilizam meloxicam com sulfoniluréias ou nateglinida, pois pode ocorrer hipoglicemia .

3- Anti-inflamatórios não esteroides
Mais conhecidos como AINES, geralmente são a primeira opção para o tratamento de dor na coluna aguda. Dentre os exemplos mais conhecidos de anti-inflamatórios não esteroides estão o Ibuprofeno(Advil, Alivium), Diclofenaco (Cataflan) e o Naproxeno (Flanax).

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

Os comprimidos devem ser ingeridos com líquido, sempre durante as refeições, em dose única. A dose diária máxima recomendada é 15 mg.

Entre os AINEs, o flunixin meglumine é considerado um fármaco seletivo para COX-1, o cetoprofeno possui ação mediana sobre COX-1 e maior sobre COX-2, enquanto o meloxicam é considerado um AINE majoritariamente seletivo para COX-2, promovendo menores efeitos colaterais (Whay et al., 2005; Coetzee et al., 2009).

O meloxicam não deve ser usado juntamente com outros anti-inflamatórios (como ácido acetilsalicílico, diclofenaco de sódio, nimesulida). Idosos precisam de cuidado especial, pois as funções dos rins, do fígado e do coração podem estar alteradas.

O meloxicam possuiu uma ação mais prolongada que a prednisona, principalmente na diminuição da atividade da catalase, porém, nenhum deles apresentou vantagens na indicação no tratamento de ratos submetidos a trauma agudo de medula espinhal, empregando o cateter de Fogarty 2Fr.

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno ou o naproxeno, são comumente prescritos nesses casos. Esses medicamentos atuam reduzindo a produção de substâncias químicas responsáveis pela inflamação no corpo. Ao diminuir a inflamação, eles podem ajudar a aliviar a dor associada à distensão muscular.