Para que o gengibre é indicado?

Perguntado por: uoliveira9 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O gengibre é uma raiz comestível que, quando adicionada na dieta, pode trazer vários benefícios para a saúde, desde ajudar a emagrecer até tratar má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriados, colesterol alto, pressão alta, tosse e problemas de circulação sanguínea, por exemplo.

Principais benefícios
Melhorar a respiração e aliviar sintomas de tosse e falta de ar; Prevenir náuseas e vômitos; Combater azia e gases intestinais; Aliviar a dor causada pela artrite.

O gengibre pode favorecer hemorragias e, por isso, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos. Além disso, a raiz mostrou piora em quadros de doenças cardíacas, devendo ser banidas da dieta, neste caso.

Sim, quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre! Ao contrário da crença popular, esse alimento não aumenta a pressão. Aliás, por ter compostos fenólicos pode auxiliar na redução dos níveis da pressão.

Além disso, crianças, gestantes e pessoas com cardiopatias, enxaqueca e úlcera devem evitar, pois o gengibre pode levar ao aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia ou taquicardia.

Gengibre. O gengibre, por sua vez, atua no combate ao acúmulo de gordura no fígado ao ajudar na secreção da bile. Com isso, ele facilita a digestão de gorduras e evita sobrecarga no trabalho do órgão. Por outro lado, o consumo de alguns alimentos deve ser reduzido no cardápio.

O gengibre pode ser consumido cru, em conserva, como chá de gengibre ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante. Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo.

Gengibre com limão tem ação detox, diurética e termogênica
O principal benefício da mistura de gengibre com limão é que ela ajuda a eliminar as toxinas e impurezas do organismo, auxiliando no funcionamento do fígado.

Apesar de muitas pessoas questionarem, a água com gengibre não faz mal para este órgão, pelo contrário: “Alguns estudos indicam benefícios do extrato do gengibre para digestão e funcionamento gástrico”, conta a especialista Danielle Fonseca.

Assim, ele acelera o metabolismo e combate a retenção de líquidos no corpo. Além disso, água com limão e gengibre pode ser útil contra as dores de cólica menstrual, combatendo infecções e aliviando sintomas de problemas respiratórios. Ele é um forte aliado para incluir na sua rotina e na sua alimentação.

O seu consumo é amplo e pode ser na versão crua, em conserva, em pó e como chá e até óleo. Ele ainda pode ser usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.

Para preparar, despeje a água em uma panela, adicione o gengibre cortado em fatias e leve ao fogo médio. Quando começar a borbulhar, apague o fogo, tampe o recipiente e espere cerca de 7 minutos. Depois, basta coar e servir o chá na xícara. Adoce com um pouco de mel, se desejar.

Nutrientes? Tem e não é pouca coisa: o gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio, sendo um bom aliado da saúde e da beleza.

À noite, por exemplo, não se deve beber chá verde, preto ou de gengibre. Apesar de serem conhecidos por acelerar o metabolismo e, assim, ajudarem a queimar mais calorias, ao bebê-los antes de dormir “vai comprometer o descanso e pode provocar insónias”, explica à NiT Tânia Tinoco, nutricionista do Vitória Sport Clube.

Como consumir: É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

Sim! Pode usar! É importante que você controle sua hipertensão com uso da medicação adequada e estilo de vida saudável!