Para que o alprazolam e indicado?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Para que serve o Alprazolam e para quem é indicado? O medicamento alprazolam serve para tratar pacientes com transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, trazendo sensação de tranquilidade e calma.

A ação do alprazolam é rápida, com um pico capaz de reduzir os efeitos da crise e com uma meia vida média de oito horas. O Rivotril, demora mais para fazer efeito, mas tem uma meia vida mais longa. Em relação aos efeitos, ambos causam a sedação e relaxamento, além de serem ansiolíticos e anticonvulsionantes.

Por provocar sedação, os efeitos colaterais mais frequentes são sonolência, falta de equilíbrio e cansaço. Dor de cabeça, tontura, fala desarticulada, pressão baixa, problemas gastrintestinais, visão nublada e tremores ocasionalmente podem dar as caras.

Dúvida frequente: alprazolam serve para dormir? Como o alprazolam é um remédio que possui ação tranquilizante, um dos efeitos colaterais esperados é a sonolência. Dessa forma, o sono é uma consequência.

"O fármaco age rapidamente, o que resulta em um efeito calmante. Espera-se que o alívio dos sintomas já apareça no período de 1 a 2 horas", completa.

Em resumo, alprazolam e álcool, fluconazol e álcool, e rivotril e ácool são simplesmente péssimas combinações. O uso concomitante desses medicamentos com bebidas alcoólicas pode ocasionar grave sedação e até mesmo o coma. Também é preciso ressaltar que essa mistura pode gerar consequências na saúde física e mental.

Alprazolam é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a benzodiazepínicos, alprazolam, ou a qualquer componente da formulação desse produto, e em pacientes portadores de miastenia gravis ou glaucoma de ângulo estreito agudo. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.

Alprazolam. Esse é de longe o ansiolítico mais recomendado pelos médicos – sendo um derivado do benzodiazepínico – que consegue atuar no tratamento de insônia, agorafobia, síndrome do pânico, crises de ansiedade e do estresse intenso.

Iniciar com 0,25 mg, 2 ou 3 vezes por dia. ansiedade: iniciar com 1 mg por dia, divididos em uma ou duas doses e aumentar para 0,5 a 4 mg por dia, divididos em uma ou duas doses. síndrome do pânico: iniciar com 0,5 mg duas vezes por dia, aumentar a dose a cada 3 a 4 dias com aumentos não maiores que 1 mg por dia.

Qual é a dosagem recomendada do Alprazolam? A dosagem recomendada de alprazolam para ansiedade é inicialmente 0,25 a 0,5 mg, 3 vezes por dia. Para síndrome do pânico deve-se iniciar com 0,5 mg, 3 vezes por dia e ir aumentando gradualmente 1 mg por dia até atingir 4 mg por dia (com intervalos de 3 a 4 dias).

A concentração máxima do medicamento no organismo ocorre 1 hora ou 2 horas após a administração. No tratamento de transtornos de ansiedade em alguns pacientes, a ação de alprazolam no alívio dos sintomas foi rápida.

Ademais, os dois causam sedação e relaxamento muscular e são anticonvulsivantes e ansiolíticos. Além disso, a diferença entre eles se dá na duração dos efeitos, no perfil de ação e nas circunstâncias de uso. Em geral, se usa o clonazepam em episódios pontuais. Já o alprazolam, por sua vez, é para uso de forma contínua.

Os antidepressivos com foco em serotonina, tendem a agir de forma ativa no humor e na percepção do mundo; em dopamina, costumam ser melhores para concentração e prazer; em noradrenalina, promovem melhor sensação de energia e disposição.

O uso do Alprazolam pode gerar tanto o ganho, quanto a perda de peso como reação adversa. Vale lembrar: o uso sem supervisão pode levar as pessoas a dormirem mais e gastarem menos energia, gerando o aumento do peso. É possível, ainda, ocorrer apatia e desânimo, a ponto de perder o apetite.

Os calmantes devem ser administrados no período noturno, porque eles provocar diminuição da ansiedade com diminuição do sistema nervoso central”, diz o médico.

Não se deve cortar comprimidos revestidos ao meio
Isso porque o revestimento serve justamente para fazer com que o medicamento seja resistente à forte acidez do suco gástrico e seja liberado lentamente, proporcionando mais comodidade para quem toma.

O início da ação terapêutica de um antidepressivo, na maioria das vezes, é lenta podendo ser de 10 a 15 dias para os primeiros sinais de melhora. Olhando de uma perspectiva do lado de fora, 10 a 15 dias podem parecer pouco tempo, porém para quem esta em sofrimento, é uma eternidade.