Para que haja sinônimo?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Aconteça: 2 aconteça, ocorra, suceda, realize-se, passe-se, dê-se, decorra, sobrevenha, transcorra, verifique-se.

1 aconteça, suceda, decorra, dê-se, verifique-se, passe-se, desenrole-se, realize-se, processe-se, sobrevenha, advenha, calhe, haja, sobrechegue, intercorra, transcorra.

1 a fim de que, com o fim de, com finalidade de, com o intuito de, com o propósito de, com intenção de, com o objetivo de, para, porque.

As duas grafias estão corretas, embora possuam significados diferentes. Desse modo, para saber como se escreve, é necessário, antes, analisar o contexto do diálogo e as intenções do falante. Isso porque a palavra "aja" é uma flexão do verbo "agir", já a palavra "haja" é uma flexão do verbo "haver".

Haja é uma flexão do verbo haver, enquanto aja é uma flexão do verbo agir.
...
Exemplos do uso de aja

  1. Espero que você aja naturalmente para se safar dessa absurda situação.
  2. Aja de acordo com as normas da empresa.
  3. Não há pessoa que não aja de forma diferente diante de tantas emoções.

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

1 além disso, além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo, para mais, de mais a mais, e depois, demais, mais, ainda, também, de resto, aliás, outrossim. Exemplo: Ademais, sempre foi uma professora rigorosa.

Quando queremos dar o sentido de “apesar de”, “mesmo que”, “não obstante”, “ainda que”, “independentemente de”, “malgrado”, “embora”, usamos a expressão em que pese, que é variável em número, ou seja, nesse caso o verbo pesar pode ser flexionado ou não,concordando com o sujeito posposto.

“Porquanto”, como dito, é uma conjunção explicativa, com sentido semelhante a “porque”, “pois”, “visto que” etc., e que é empregada para articular duas orações em relação de coordenação.

Uso correto do qual
Esta é a casa na qual morei. Esta é a casa em que morei. Quem mora, mora EM algum lugar. Portanto, o uso está correto.

Haja ou aja: entenda as diferenças e seus usos
Ainda que possuam significados distintos, haja e aja estão corretas. A diferença entre elas é que haja é uma flexão do verbo haver, enquanto aja é também uma flexão, mas do verbo agir.

O verbo agir é um verbo foneticamente regular que apresenta uma irregularidade na sua estrutura formal. Ocorre a alteração da consoante g para a consoante j antes da vogal a e da vogal o, para a manutenção da pronúncia (eu ajo, que eu aja, aja ele,...).

Embora as formas verbais haja e hajam existam e estejam corretas, como o verbo haver é predominantemente utilizado como verbo impessoal, a forma hajam, no plural, tem uma utilização muito reduzida, sendo maioritariamente utilizada a forma no singular haja.

Haja coração ou aja coração? Se, rapidamente, sem pestanejar, você já respondeu “haja coração”, sugiro que continue a leitura deste texto. Acalme-se, que você não está errado. De fato, o correto, na expressão popular que tanto ouvimos, é a utilização do haja, presente do subjuntivo do verbo haver.

O verbo “haver” não possui sujeito e ele expressa os sentidos de “existir”, “acontecer” e “ocorrer”. O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.